27 de abril de 2024 02:43

ÚLTIMOS DIAS! Prazo para solicitar a ANTECIPAÇÃO de saque pelo FGTS está próximo ao fim

Um dos benefícios cedidos à população pelo governo federal é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Agora, uma das modalidades de saque do Fundo de Garantia está em estudo para receber um ajuste. Ficou interessado(a)? Acompanhe a notícia até o final e veja o que será alterado no FGTS.

ÚLTIMOS DIAS! Prazo para solicitar a ANTECIPAÇÃO de saque pelo FGTS está próximo ao fim (Imagem: FDR)
Os trabalhadores que exercem a sua profissão em regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada, possuem uma série de benefícios garantidos em lei, como é o caso do seguro-desemprego, férias remuneradas, 13º salário e o FGTS. Este último serve como uma forma de proteção financeira ao trabalhador.

Isto porque 8% do seu salário mensal é depositado neste Fundo. O intuito desta “poupança” é garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o cidadão tenha direito à sacar um valor de sua conta para que possa se organizar e planejar o seu futuro financeiro, agora que a pessoa está desempregada.
Inclusive, poucos sabem, mas a partir do momento em que há algum valor no FGTS, ele tem algumas propriedades similares à poupança comum, onde o valor é reajustado mensalmente e anualmente após revisões. Ou seja, somente por deixar dinheiro no Fundo faz com que aquela renda cresça.

O que vai mudar no FGTS?
Existem pessoas que optam por uma outra modalidade de saque, que é o recente Saque-Aniversário, estabelecido durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sobre isto, é válido ressaltar que o governo federal planeja o fim desta modalidade de saque.

O fim desta modalidade seria pautada pelo governo porque o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não concorda na disponibilidade do Fundo somente pelo motivo de ser o aniversário do cidadão. O intuito do FGTS é reservar capital para situações emergenciais do próprio trabalhador e da sua família.

Empréstimo Consignado vira alvo do governo e pode acabar

FIM do FGTS! Governo articula extinção de importante modalidade e trabalhador se desespera

Saques da semana: Caixa Tem LIBERA até R$ 5 mil para seus correntistas
Ele citou o Saque-Aniversário como uma “armadilha” para os cidadãos, porque fornece um empréstimo à um baixo custo e bloqueia todo ou a maioria do seu saldo em conta.

O próprio Ministro também refutou uma possível ideia de que o Fundo de Garantia poderia ser utilizado para dar de entrada em veículos novos, com intuito de aquecer o mercado.

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/05/10/ultimos-dias-prazo-para-solicitar-antecipacao-de-saque-pelo-fgts-esta-proximo-ao-fim/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade