27 de abril de 2024 16:26

Estrada Real: Ciclistas conhecem altimetria das provas de Ouro Branco (MG) em uma das paisagens de perder de vistas

Competição de ciclismo acontecerá de 19 a 21 de maio. Esta é a segunda etapa de 2023 e reunirá 1.800 atletas

Os ciclistas e apaixonados por mountain bike conheceram, nesta semana, a altimetria das provas da etapa de Ouro Branco (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real. A cidade do interior mineiro receberá as tradicionais corridas de XCO, XCC e XCM, de 19 a 21 de maio.
 
A competição é organizada pela Avelar Sports, referência em mountain bike, e todas as 1.800 inscrições já foram preenchidas. A entrada para o público, porém, é gratuita. As largadas são sempre Praça de Eventos de Ouro Branco. 
 
Esta é a segunda etapa da da Internacional Chaoyang Estrada Real de 2023. A primeira foi em março,  em Itabirito (MG). Já a terceira, em julho, acontecerá em Arcos, também no interior do estado, conhecido por ser um paraíso dos amantes do esporte.
 
Os trabalhos serão abertos com a corrida de XCC, o short track. A prova de XCC, o short track, terá 20 minutos e mais uma volta de 1 km. A pista é similar a do ano passado, com uma nova alça e uma nova rampa, o que deixa o circuito ainda mais desafiador. Estima-se que os atletas de elite façam uma volta completa em dois minutos
 
O sábado será dia do XCO, o cross country olímpico, uma das novidades em relação ao ano passado. A prova terá uma altimetria de 1000 metros na largada e na chegada, com 1.020m por volta do terceiro quilômetro. Cada volta tem 4,1 km e o número de voltas varia de classe para classe. 

“A pista foi totalmente construída do zero, com vista privilegiada da Praça de Eventos de Ouro  Branco. Vai dar para assistir muita coisa da prova. Foram criados vários obstáculos, como rampas e rockgardens”, comenta Felipe Avelar, idealizador da Estrada Real. 
 
No domingo, a maratona conta com percurso completo com 58km e o reduzido com 44km: está bem desafiador e é o início da cadeia de serra do Espinhaço. 

“No reduzido, o trajeto 1350m de altimetria, enquanto o completo tem 1800. Os atletas sobem a tradicional Serra de Ouro Branco, é o início da cadeia do Espinhaço. Depois, entram em trechos de estrada de terras e trilhas”, completou Felipe. 
 
A Estrada Real  

Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

Sobre a Avelar Sports:

Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.

Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.

Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real – Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.

Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez | Rafael Bortoloti

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 999498035 e +55 21 986926512

www.onboardsports.net

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade