1 de maio de 2024 07:51

Projeto empodera mulher através do corte e da costura; artista agrega sua arte com a confecção de botões em cerâmica saramenha

Empoderar e empreender através da arte. Termina nesta semana o projeto “ELLAS Cultura e Transformação” envolvendo mulheres de Ouro Branco e de Miguel Burnier, Distrito de Ouro Preto (MG). Através de oficiais de corte e costura, as alunas receberam informações de novas técnicas e cursos de capacitação com o objeto de promover o incremento familiares a divulgação de produtos locais na área da moda, divulgando a cultura regional.

O projeto oportuniza capacitar as mulheres gerando renda por conta própria com peças criadas e comercializadas em lojas parceiras digitais e físicas, desde noções básicas de negócio e até mesmo assessoria contável e jurídica para montar um seus próprios negócios, através do protagonismo feminino.

O projeto é apresentado pela Gerdau, grande viabilizadora da iniciativa. Tem coordenação geral de Rud Carvalho, em parceria com Marien Carretero, curadora artística e ex-BBB; produção geral da New View; produção de Logística e Oficinas da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco. Entre as atividades, as alunas receberam aulas com o famoso estilista mineiro, conhecido internacionalmente, Ronaldo Fraga. No ano passado, ele fez muito sucesso com o projeto, por meio da criação das sacolas retornáveis.

Após as oficinas, as 25 mulheres partiram para as aulas práticas com a confecção de vestidos e blazers e em setembro acontece o desfile dos produtos em Ouro Branco no Instituto Vem ser.

Mestre ceramista

E quem participou do projeto foi o Mestre Ceramista lafaietense, Rosemir Hermeneglido, que emprestou seu talento para enriquecer com toque da cultura regional através de botões de barro, oriundos de sua fabricação em seu ateliê. “Fomos convidados pela curadora Marien Carretero para incrementar os blazers confeccionados pelas alunas e valorização de cultura local através da cerâmica Saramenha dando um toque ainda mais artísticos aos produtos”, avaliou. Ontem (15), ele esteve presente em Ouro Branco durante as aulas.

Os produtos em linho pintadas e bordadas receberam os botões em cerâmica saramenha confeccionados exclusivamente para os blazers e ganharam o mundo, expressando a cultura regional. A curadora Marien Carretero estará indo para Espanha este mês em Ibiza e levará alguns exemplares de blazers já com os botões da Mestre Ceramista dando um toque cultural aos produtos.

O curso

 O curso é dividido em seis módulos que visam à completa capacitação para a produção de peças de qualidade, gerando emprego e renda. “O que se busca é oferecer uma oportunidade para esse grupo de mulheres que, por meio de mãos talentosas e criativas, com certeza vão fazer a diferença no mercado de moda local e regional”, ressalta Rud Carvalho, produtor cultural e coordenador geral do projeto.

Parceira na iniciativa, Marien Carretero, curadora artística, considera o ELLLAS Cultura e Transformação mais que vestir: “retrata todo o amor e respeito por nós, mulheres, com nossas marcas, cicatrizes e histórias. Veio para empoderar todas essas mulheres, ensinando sobre moda, modelagem, paleta de cores, corte, costura e, sobretudo, da importância do empreendedorismo com planejamento, metas e uma organização. O intuito é que elas, a partir desses conhecimentos, caminhem para uma vida próspera com objetivos, sonhos e significados”, observa.

Líder e fundadora do Instituto Vem Ser, a pedagoga Socorro Silveira acredita que o ELLLAS Cultura e Transformação contribuirá para o empoderamento feminino. “Em nossa cidade existe uma grande demanda de costureiras. Vejo não só como um curso profissionalizante; vai muito além: será uma forma de estabelecer vínculos e resgate de autoestima.”

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade