27 de abril de 2024 18:39

Organização e sucesso de público: Festival da Quitanda arrasta mais de 25 mil visitantes

O 21º Festival da Quitanda agitou o final de semana em Congonhas. A cidade dos profetas recebeu milhares de turistas que vieram conhecer o melhor dos caldos e comidas típicas preparadas pelas quitandeiras de diversas regiões. Além de muita comida boa, o Centro Cultural da cidade recebeu diversas atrações musicais que agitaram as tardes e noites frias. Em estimativas feitas pela prefeitura, foram seis mil pessoas na sexta, oito mil no sábado e dez mil no domingo.

Em entrevista ao Galilé, o prefeito da cidade, Cláudio Antônio Souza afirmou: “É o festival de hoje, estamos aqui no meio do povo em uma tarde bonita e ensolarada, foi muito animado, cheio de energia. Vimos todo mundo satisfeito, crianças, idosos, festa de família, clima bom e saudável. As quitandeiras, o pessoal do comitê de avaliação, todo mundo feliz. Eu vim aqui em um clima dos melhores, para não dizer o melhor, me sinto muito honrado e temos muitos visitantes. A praça está ótima, há muito o que elogiar e agradecer”

O festejo teve início na sexta-feira, na Romaria em Congonhas. O evento contou com a venda de caldos quentinhos e comidas típicas preparadas pelas quitandeiras locais. Houve apresentações musicais com Renan Martins, Felipe e Nando, e Rick e Ricardo, que animaram o público presente. O local do festival, o Centro Cultural da cidade, foi decorado especialmente para receber os participantes, com um portal na ladeira da Alameda Cidade Matozinhos de Portugal e diversas barracas montadas no centro da Romaria. Além disso, havia um forno de barro para assar cubus e um armazém com artesanatos da região.

Ao todo, a prefeitura de Congonhas estima um público de quase 25 mil pessoas na cidade para prestigiar a festa. O secretário de Cultura, Esporte e Turismo da cidade, Jean Ângelo, afirmou que o mais importante é a valorização da cultura local.

“O objetivo do vigésimo primeiro Festival da Quitanda é fomentar a culinária local e preservar o ofício das quitandeiras de Congonhas, que está se tornando um patrimônio material. O evento tem sido um sucesso no Facebook. No domingo, tivemos um público sensacional, assim como na sexta-feira, com uma estimativa de cerca de 6.000 pessoas, e no sábado, com 8.000 pessoas. Hoje, as informações indicam que há quase 10.000 pessoas presentes na Romaria em Congonhas. Apesar do grande número de participantes, a organização está sendo sensacional, com grandes atrações culturais, artísticas e gastronômicas, sendo esta última o destaque do evento. São 55 estandes com quitandeiras de várias cidades, o que faz com que o evento tenha alcance estadual e receba visitantes de todo o Brasil, tornando-o muito famoso e conhecido”, disse ao Galilé.

FONTE JORNAL O GALILÉ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade