28 de abril de 2024 10:50

10 destinos charmosos, tranquilos e gelados em Minas Gerais para quem ama frio

Confira algumas cidades mineiras para apreciar um clima ameno e paisagens fantásticas no inverno

Cidadezinhas repletas de mirantes para ver a natureza, trilhas pela mata, lojas interessantes e, é claro, a famosa culinária mineira para ajudar a esquentar nesse friozinho

As temperaturas começaram a cair e a vontade de viajar para destinos frios só aumenta, não é mesmo? Pois saiba que o centro turístico de inverno em Minas Gerais é grande e cheio de possibilidades além da famosa Monte Verde.

São cidadezinhas pacatas situadas entre as montanhas de Minas e ainda pouco exploradas pelos turistas. Muitas guardam preciosidades da natureza, com trilhas pela mata e mirantes, e outras oferecem um patrimônio histórico e cultural riquíssimo, com passeios de Maria Fumaça e muito mais.

O que todas têm em comum? São perfeitas para quem quer curtir um friozinho com tranquilidade, longe das aglomerações. Confira abaixo, então, nossa seleção de lugares frios fora do óbvio em MG e hospedagens aconchegantes, com quartos quentinhos e até mimos como hidromassagem privativa, além de comidas que aquecem e confortam.

Pegue o carro, o cachecol e a luva, escolha seu destino e pé na estrada!

1. Veja as geadas e os campos cobertos de branco em Maria da Fé

Maria da Fé carrega a fama de destino mais frio de Minas Gerais, com temperaturas que chegam a ficar negativas durante as madrugadas de inverno. Por muitas vezes a geada cobre de branco os campos verdes, criando uma linda paisagem de inverno.

Além de apreciar o cenário único, em Maria da Fé você pode conhecer a Fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Fazenda Maria da Fé, produtoras de azeites premiados internacionalmente.

O azeite também é a base de produtos como shampoos, cremes e sabonetes vendidos na Maria Oliva Cosméticos, uma loja que vale a visita. E antes de ir embora, não se esqueça de tirar fotos na antiga Estação Ferroviária, que fica no centrinho da cidade.

Onde se hospedar em Maria da Fé

NaPousada Raíz da Serra o café da manhã é servido na varanda, rodeado de muita natureza. O jardim é o cantinho preferido dos hóspedes, que podem descansar nas redes de frente para o gramado. Os quartos são confortáveis e o estacionamento é gratuito. E quem quiser ainda pode aproveitar a área para churrasco.

2. Conheça o pico mais alto do sudeste em Alto Caparaó

Em Alto Caparaó está o Pico da Bandeira, o mais alto do sudeste e terceiro mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude, que fica no Parque Nacional do Caparaó. Dito isto, você já pode imaginar o frio que faz por lá, né?!

Ver o amanhecer sobre as nuvens, com um céu de algodão a seus pés, é uma sensação indescritível, e faz valer todo o esforço de quatro horas de caminhada noturna para chegar ao cume. E repetimos aqui que faz muito frio lá em cima, então prepare-se bem.

Um jeito de se esquentar é provando o famoso café da região: você pode se deliciar com vários tipos de grãos e formas de preparo na Cafeteria La Vie. Mas Alto Caparaó não tem só cafés; para provar as cervejas artesanais da Cervejaria Pico da Bandeira, vá até o Fama Café Pub.

Onde se hospedar em Alto Caparaó

APousada do Bezerra tem quartos e chalés para até 11 pessoas, com vista para a Serra do Caparaó. As piscinas, adulto e infantil, são abastecidas com água corrente, direto da cachoeira. Mas se o frio não permitir o banho, você pode pegar uma sauna a vapor ou jogar sinuca, totó e pingue-pongue. A pousada oferece ainda área para churrasco e jipe para passeios pela região.

3. Prove as trutas de Itamonte

Na pequenina Itamonte você pode escolher se aventurar no Parque Nacional do Itatiaia ou no Parque Estadual da Serra do Papagaio: em qualquer um deles, você encontrará vistas de tirar o fôlego.

A neblina baixa no alvorecer forma um cenário paradisíaco nos lagos, espelhando o céu na água e criando uma sensação de infinito. Para apreciar este espetáculo da natureza, você tem que vestir um bom agasalho, porque as temperaturas são baixíssimas.

Depois de explorar a natureza e se esforçar na escalada, canoagem ou bicicleta, é hora de degustar a especialidade da região, a truta. Na Truticultura Sobradinho, você pode pescar o seu próprio almoço, que então pode ser preparado na grelha, frito ou assado.

Onde se hospedar em Itamonte

Já pensou em se hospedar em uma fazenda de 1881? A Fazenda Capelinha em Itamonte tem seis quartos e acomoda até 25 pessoas, ideal para uma viagem com a família ou amigos. O lindo casarão branco com detalhes em azul e móveis de época é uma atração por si só, proporcionando uma experiência incrível. Ele fica rodeado por muito verde, em meio à Serra da Mantiqueira. Para combinar com o cenário, você pode preparar refeições no fogão à lenha ou na área para churrasco.

4. Passeie em uma Maria Fumaça de 1925 em Passa Quatro

Com ruas de paralelepípedo e casarões do século 19, Passa Quatro é uma das charmosas cidadezinhas salpicadas pela Serra da Mantiqueira, o que lhe confere um clima ameno e belas paisagens.

O melhor jeito de conhecer esses cenários é fazendo o passeio de Maria Fumaça: são duas horas de viagem, ida e volta, em uma genuína locomotiva a vapor de 1925. O destino é a estação de Coronel Fulgêncio, pertinho da divisa com São Paulo.

Outras dicas de passeios são fazer um piquenique na Floresta Nacional, em meio à Mata Atlântica, ou subir até o Pico do Itaguaré para apreciar o nascer ou o pôr do sol. Ah, não deixe também de provar as suculentas esfihas da Esfiharia Monte Líbano!

Onde se hospedar em Passa Quatro

O Hotel São Rafael foi construído sobre o antigo armazém de fumo de uma família italiana que chegou ao Brasil nos anos 1920. O destaque é o jardim com piscina, sauna à vapor, churrasqueira e cantinhos para relaxamento. Quando o frio bate, a melhor pedida é tomar um vinho na sala da lareira e bater papo com os proprietários, César e Suzana. Os quartos são amplos e bem equipados, e o café da manhã é cortesia. Que tal?

5. Desbrave a natureza em Extrema

Extrema fica na divisa de Minas com São Paulo e tem muitos atrativos para quem gosta de estar em contato com a natureza. Além das baixas temperaturas você pode sentir um friozinho na barriga praticando voo livre ou rafting.

Outra boa pedida é conhecer o Centro de Treinamento Equestre de Extrema (CTEE), onde você aprende um pouco sobre os cavalos e as competições internacionais e ainda pode fazer um passeio.

Entre uma aventura e outra, não deixe de se esquentar com a gastronomia mineira. Para isso, nossa dica é o Armazém Bertolotti, restaurante com mesinhas ao ar livre e comida de primeiríssima qualidade – o torresmo e o pudim já foram até premiados!

Onde se hospedar em Extrema

AFeliccitá Pousada é um refúgio intimista para quem busca tranquilidade. Todos os quartos têm varanda com vista para a Serra da Mantiqueira, decoração clássica e muito conforto. Depois do café da manhã, você pode se exercitar na academia, pegar sol no deck, mergulhar na piscina aquecida ou curtir uma preguiça nas redes espalhadas pelo jardim. No fim de tarde, quando o frio aperta, é hora de se aquecer na lareira externa e apreciar a natureza ao redor.

6. Aqueça-se com os queijos premiados de Alagoa

A pacata cidadezinha de Alagoa, que tem apenas cerca de três mil habitantes, também fica na Serra da Mantiqueira, onde as madrugadas são geladas e, ao amanhecer, os raios de sol muitas vezes derretem as geadas.

O responsável por colocar a cidade no mapa é Osvaldo filho, conhecido como Osvaldinho, que começou a vender queijo pela internet em 2009 e hoje, além de ser dono de uma loja na cidade, é também o responsável pela Rota do Queijo e do Azeite, com visitas às Fazendas Cauré e 2M. O passeio combina perfeitamente com o clima mais frio da região.

Além dos deliciosos queijos, Alagoa, que fica no Caminho Velho da Estrada Real, também é procurada por aventureiros que fazem bóia-cross nas corredeiras da Itaoca, e rapel na Cachoeira do Zé Rufino, com 50 metros de descida.

Onde se hospedar em Alagoa

OSítio Ouro da Serra é ideal para você curtir com muita privacidade em família ou com os amigos, pois acomoda até 13 pessoas. A casa tem dois quartos, sala de estar, banheiro e cozinha completa, e aceita animais de estimação. Tudo isso em uma linda área rural a apenas 10 km do centro de Alagoa.

7. Aprecie as montanhas mágicas de Aiuruoca

Aiuruoca é conhecida pelo mar de montanhas mágicas que rodeiam a cidade, repletas de araucárias que revelam o clima frio da região. Muitos dizem que o lugar tem um astral bom, uma energia positiva que revigora os visitantes.

Se você gosta de aventuras (e de frio!), a dica para recarregar as energias na natureza de Aiuruoca é subir até o Pico do Papagaio. São 6 km de trilha com cerca de três horas de duração, mas o visual é arrebatador. Você se sente no céu!

Vale também conhecer o Casarão no Vale do Matutu, datado de 1904. Hoje, a construção abriga a sede da associação de moradores, onde dá para conhecer um pouco da história local e pegar informações turísticas. Há ainda o Vale dos Garcias, com várias cachoeiras – mas tomar um banho de cachoeira gelado nesta época do ano é só para os mais corajosos.

Onde se hospedar em Aiuruoca

Acordar com o canto dos passarinhos, dar uma voltinha a cavalo e, para os casais, passear de mão dadas na beira do lago, são só uma parte do que você pode esperar na Pousada Paraíso dos Tucanos, situada aos pés do Pico do Papagaio. Para espantar o frio e entrar na vibe mística do lugar, que tal um ritual de purificação e relaxamento no ofurô a 40 graus celsius? Além de tudo, as diárias da pousada ainda incluem um saboroso café da manhã mineiro

8. Explore os mirantes de Bueno Brandão

Situada também no Sul de Minas, Bueno Brandão faz os turistas baterem o queixo no inverno, pois está localizada a 1.204 metros de altitude. A cidade tem sempre um nevoeiro ao amanhecer e ao anoitecer, criando uma paisagem bem diferente.

Para se esquentar, a melhor pedida é uma boa dose de adrenalina. O Parque dos Sonhos reúne mais de 50 atividades, como tirolesa, arvorismo e cavalgada, e é destino certo de quem visita o município.

Já os mirantes Dois Irmãos, da Torre e do Morro da Serrinha descortinam cadeias de montanhas incríveis. E quem visita a cidade em julho pode curtir, além das atrações naturais, o Arraiá do Zé Bagunça, com animação e comilança garantidas.

Onde se hospedar em Bueno Brandão

Se você gosta de aventura, o Hotel Fazenda Terra dos Sonhos é o lugar perfeito para você se hospedar. Depois de um dia inteiro de atividades, você pode curtir o clima da Serra da Mantiqueira na piscina coberta e aquecida e nas saunas seca e úmida. A comida caipira também é destaque no hotel, que oferece quatro refeições incluídas na diária, e serve alimentos direto da horta orgânica da fazenda.

9. Prepare-se para o frio com os casacos de Monte Sião

Monte Sião é conhecida como a Capital Nacional do Tricô e atrai turistas principalmente no inverno, quando acontece o Tricofest. São mais de duas mil lojas espalhadas pela cidade, com os últimos lançamentos de malhas e tricôs e preços bem convidativos.

Outro atrativo super legal da cidade é a visita à fábrica da Porcelana Monte Sião, onde você pode conhecer o processo de produção e adquirir as peças. Fundada em 1959, a fábrica produz tudo artesanalmente, e tem como identidade objetos em azul e branco.

Além das compras, Monte Sião também é conhecida por atrações culturais como o Museu Histórico Geográfico e o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, e naturais como o Morro Pelado e a Serra do Macaco. Mas antes de conhecer tudo isso, é bom aproveitar as lojas para comprar um casaco, já que as temperaturas são bem baixas.

Onde se hospedar em Monte Sião

NoGuarany Eco Resort, depois de uma confortável noite de sono, você pode apreciar o nascer do sol da varanda do quarto, com vista para as montanhas ou para o jardim. Aproveite o típico café da manhã com quitutes da fazenda e escolha sua atividade de lazer: dá para jogar futebol ou tênis, passear a cavalo ou fazer trilhas. Quando o friozinho bater, é só dar um mergulho na piscina aquecida e coberta que está tudo resolvido.

10. Veja as belezas de Brumadinho de cima

Brumadinho costuma ser refúgio de fim de semana dos belo-horizontinos que querem subir a serra. A cidade tem temperaturas baixas em qualquer época do ano, mas no inverno fica ainda mais atraente.

Do Topo do Mundo (não por acaso nomeado assim), a vista para a região é incrível e, dependendo do horário da sua visita, você vai se sentir andando nas nuvens por causa da neblina. Não se esqueça do gorro e do cachecol!

E é claro que não dá para falar de Brumadinho sem citar o Instituto Inhotim, que reúne jardim botânico e galerias de arte em um passeio inesquecível. Para se aquecer entre os programas, aproveite as delícias dos restaurantes Abóbora ou Rancho do Peixe.

Onde se hospedar em Brumadinho

Pousada Villa Severina tem chalés espalhados pela mata, alguns com hidromassagem e smart TV, para você curtir o clima de romance da serra com muita privacidade. Também dá para relaxar lendo um livro no redário, curtindo a piscina aquecida ou apreciando o pôr do sol a partir do solário. À noite, a melhor opção é tomar um vinho e admirar a lua ao pé da fogueira, na Praça de Fogo. Depois de uma boa noite de sono, no café da manhã, não deixe de provar as quitandas locais!

FONTE MAGAZINE TRIVAGO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade