×

Falência: O triste dia em que carro amado chegou ao fim após não resistir à concorrência com o Fiat Uno

Famosa marca surpreendeu ao perder espaço no mercado para o Fiat Uno e foi a falência Não é novidade para ninguém que os carros sempre foram uma grande paixão nacional. O exemplo disso é a grande frota de veículos que circulam diariamente nas ruas do Brasil. Contudo, alguns dos automóveis mais amados acabaram perdendo espaço para a concorrência e saíram de circulação.
Dessa vez, por exemplo, falaremos de uma marca de carros brasileiras que durante muito tempo dominou o mercado nacional, a Gurgel Motores. A empresa brasileira foi fundada em 1969 por João Gurgel do Amaral em Rio Claro, interior de São Paulo, e o primeiro veículo foi apresentando em 1966 no Salão do Automóvel.
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique ligado A marca gostava de produzir carros com a carroceria feita de fibra de vidro e o
design “quadradão” dos veículos. Além disso, a fabricante era contra a produção de automóveis movidos a álcool. Por isso, a maioria das máquinas era movida a gasolina. Em 27 anos de existência, a empresa fabricou variados modelos de carros.
A Gurgel Motores fabricou mais de 20 modelos de carros, além de protótipos que nunca foram vendidos no mercado nacional. O declínio da marca começou nos anos 90, após o governo do presidente Fernando Collor conceder isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para todos os carros que tivessem motor abaixo de 999 cm³.
Siga o perfil oficial do TV Foco no Instagram e fique por dentro de tudo Por que a Gurgel Motores perdeu espaço no Brasil?
Várias multinacionais com veículos mais baratos vieram para o Brasil. O Fiat Uno se tornou o carro popular mais vendido no país, deixando para trás os
modelos da Gurgel. Em 1993, a empresa entrou com um pedido recuperação judicial e solicitou um empréstimo de US$ 20 milhões, mas o valor não foi
concedido e a marca faliu.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp