Uma função pouco conhecida (ou lembrada), o YouTube Stories, deixará de existir a partir de junho, segundo o Google.
Pode ir se despedindo! Na última quinta-feira (25), o Google anunciou que encerrará a ferramenta Stories do YouTube. Ela permite compartilhar vídeos temporários em moldes semelhantes aos stories já conhecidos. A funcionalidade estará disponível somente até o dia 26 de junho, quando deixará de ser oferecida aos usuários.
Lançada em 2017 como uma resposta aos stories do Instagram, essa funcionalidade era restrita a canais com mais de 10 mil assinantes. Criadores utilizavam os Stories para compartilhar prévias de suas produções, bastidores de gravações e outros conteúdos, com vídeos que expiravam após sete dias no ar.
Apesar de tudo, era um recurso pouco conhecido e que caiu rapidamente no esquecimento.
Foto: Ink Drop – Shutterstock / Reprodução
Por qual razão o Google vai finalizar o YouTube Stories?
Em um comunicado, a empresa sediada em Mountain View explicou que a decisão de encerrar os stories do YouTube se deve à priorização de outros recursos da plataforma que promovem uma conexão mais forte entre criadores e fãs.
Contudo, uma dessas ferramentas são as postagens da comunidade, recentemente expandidas para milhões de pessoas, oferecendo enquetes, questionários e outras ferramentas de engajamento.
A empresa também citou o YouTube Shorts como uma alternativa para aqueles que ainda buscam aumentar o número de inscritos dos canais. De acordo com a gigante de tecnologia, esse formato segue por um caminho cada vez mais popular.
O YouTube não é a única plataforma a abandonar o formato popularizado pelo Instagram, que, por sua vez, se inspirou em uma função do Snapchat.
A Netflix também seguiu o mesmo caminho ao optar por descontinuar o recurso de vídeos de 30 segundos usado para sugerir conteúdos aos assinantes. Parece que o sucesso só conseguiu emplacar de fato com o Instagram.
Portanto, se você gosta deste recurso do YouTube, aproveite para usar nesses últimos tempos, pois daqui um mês ele será oficialmente descontinuado. Você sabia da existência do YouTube Stories?
FONTE CAPITALIST