27 de abril de 2024 15:32

Siga Antenado alerta para risco de perda do sinal de TV em mais 35 cidades de MG com autorização para 5G

Problema pode ocorrer em residências com parabólica convencional assim que nova tecnologia de internet for implantada  

A partir desta terça-feira (30/05), mais 35 cidades mineiras terão liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para implantar a tecnologia 5G. Com a permissão para a internet ultrarrápida, aumenta o senso de urgência para a troca das parabólicas convencionais pelas antenas digitais. A troca é necessária para que a população que ainda usa o aparelho tradicional possa continuar a receber o sinal da TV aberta sem chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.

A liberação para as novas 35 cidades mineiras foi anunciada na última quarta-feira (24/05) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, o Gaispi. Em Minas, as cidades estão divididas entre sete regiões do Estado: Central, Centro-Oeste, Norte, Rio Doce, Sul, Triângulo Mineiro e Vale do Aço (veja lista abaixo). Em todo o país, o anúncio da instalação de infraestrutura para o 5G foi para 459 novos municípios de 23 estados, beneficiando 148 milhões de brasileiros.

É importante lembrar que a liberação da Anatel, porém, não garante que o 5G será imediatamente ativado em todos esses municípios. A partir da autorização do Gaispi, as operadoras de internet das cidades beneficiadas podem solicitar o início da operação da nova tecnologia, de acordo com seus próprios cronogramas.

Substituição gratuita para famílias de baixa renda

Famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal, e que já tenham a antena parabólica tradicional em funcionamento, têm direito à instalação gratuita do equipamento digital. Em Minas, o serviço já está disponível para cerca de 324 mil famílias de 147 municípios. 

A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Para saber se tem direito, a população pode acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Confira as 35 novas cidades que terão 5G liberado em MG nesta terça (30/05)

MunicípioRegião
Água CompridaTriângulo Mineiro
AlpercataRio Doce
AraçaíCentral
CaetanópolisCentral
CamanducaiaSul
Catas AltasCentral
CláudioCentro-Oeste
Conceição das AlagoasTriângulo Mineiro
ConquistaTriângulo Mineiro
ConsolaçãoSul
Coronel FabricianoVale do Aço
Córrego do Bom JesusSul
CrucilândiaCentral
DeltaTriângulo Mineiro
Engenheiro CaldasRio Doce
ExtremaSul
Fernandes TourinhoRio Doce
Fortaleza de MinasSul
GlaucilândiaNorte
GonçalvesSul
JamprucaRio Doce
MarianaCentral
MarilacRio Doce
Mathias LobatoRio Doce
Ouro PretoCentral
ParaisópolisSul
ParaopebaCentral
PeriquitoRio Doce
Poços de CaldasSul
PratápolisSul
São Geraldo da PiedadeRio Doce
São João Batista do GlóriaSul
São Sebastião do OesteCentro-Oeste
Sapucaí-MirimSul
VeríssimoTriângulo Mineiro
Crédito da foto: Siga Antenado/Divulgação

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade