Um cidade do interior de Santa Catarina planeja ocupar um posto que hoje é da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A pequena São Joaquim, de pouco mais de 27 mil habitantes, deseja ter a rua mais sinuosa do mundo.
O projeto ambicioso deve sair do papel em breve e, assim que concretizado, com certeza será mais uma atração turística da Serra Catarinense. A licitação da obra foi aberta nesta quinta-feira (1º/6).
O prefeito do município, Giovani Nunes, já anunciou que a intenção é entrar para o Guiness Book, livro dos recordes. “A rua mais sinuosa do mundo deixará de ser na Califórnia e passará a ser em São Joaquim”, afirmou.
Obra
O projeto e as primeiras tentativas de construção da rua começaram em 2022. Duas licitações foram lançadas, mas não apareceram interessados em levá-la adiante.
Os termos e valores do contrato foram ajustados para essa nova abertura da concorrência. A construção contará com recursos próprios do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Complexo
O local onde será feita a rua será chamado de Complexo Turístico da Rua Sinuosa. Além da via em si, ele terá um mirante com vista da cidade, um balanço infinito, fontes de água, escadarias para pedestres e outras atrações.
O que deve assegurar o título de rua mais sinuosa são as dez curvas fechadas, previstas no projeto. Elas vão além do que existe hoje na Lombard Street, em São Francisco.
A versão dos Estados Unidos tem oito curvas em ziguezague, que descem uma ladeira íngreme. A rua é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e já foi cenário de vários filmes de Hollywood.
A obra de Santa Catarina vai custar em torno de R$ 3,75 milhões. A Prefeitura de São Joaquim ainda não divulgou a data de início, tampouco a previsão de conclusão. Isso vai depender do andamento da nova licitação.