Pesquisa revelou os sotaques considerados os mais sexys e os mais marcantes
Uma pesquisa revelou os sotaques considerados os favoritos dos brasileiros. Separados em categorias, o estudo realizado pela Preply, plataforma online que ensina idioma, revelou que o sotaque mineiro é considerado o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo, além do fluminense e gaúcho.
Segundo o site ‘O Globo’, para justificar o pódio, o jeito de falar de Minas Gerais foi considerado o mais charmoso devido a maneira ‘cantada’ das pronuncias, assim como o uso de diminutivos em palavras como ‘perto’, que se torna ‘pertim’ e ‘café’, ou ‘cafezim’. Dessa forma, as palavras são vistas como mais simpáticas e carinhosas. O sotaque paulista figura na quinta posição.
Método de pesquisa
A plataforma entrevistou 700 internautas entre os dias 19 e 25 de maio, sendo 15% da região Sul; 44% do Sudeste, 8% Centro-Oeste; 8% do Norte e 25% do Nordeste. Destes números, 52% entrevistados foram mulheres 48% homens.
Além do mais charmoso, o estudo apontou o sotaque considerado mais marcante. O fluminense foi o mais comentado, além do baiano, devido ao chiado expressado através do ‘x’.
A posição final dos Estados foi definida da seguinte forma:
1º – Mineiro – 10 pontos;
2º – Baiano – 8.6 pontos;
3º – Fluminense – 8.3 pontos;
4º – Gaúcho – 7.4 pontos;
5º – Paulista – 6.2 pontos;
6º – Pernambucano – 5.2 pontos;
7º – Catarinense – 4.8 pontos;
8º – Cearense – 4.5 pontos.
Questionados sobre qual sotaque escolheriam caso pudessem trocar o modo de falar, os entrevistados escolheram o fluminense em primeiro lugar, seguido por mineiro e gaúcho. Nesta categoria, o paulista aparece em sexto lugar.
FONTE METRO WORD NEWS