20 de abril de 2024 09:22

MPF pede interdição no acesso de pessoas e barcos em área de cânions em Furnas

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prefeituras de dois municípios localizados no entorno do Lago de Furnas que interditem, temporariamente, o acesso de pessoas e embarcações nas áreas de cânions onde um paredão rochoso se desprendeu matando 10 pessoas no último sábado (8). 

Os promotores enviaram ofícios aos prefeitos de São João Batista do Glória e São José da Barra. A Prefeitura de Capitólio já havia interditado o local e o MPF apenas recomendou que o município mantenho o acesso proibido às localidades dos cânios de Furnas e Cascata D’Água, bem como ao atrativo Mirante dos Canyons.  

De acordo com o MPF, a interdição é por tempo indeterminado, enquanto não feito o mapeamento geológico da região – que vai apontar os locais de riscos de novos deslizamentos e desprendimentos de rochas. Um laudo de segurança deverá ser emitido para a efetiva liberação dos pontos turísticos. 

Navegação

A Recomendação do MPF também pede a proibição da navegação de turismo em quaisquer áreas da região onde a Defesa Civil emitir alertas relacionadas a tempestades, chuvas intensas, riscos de cabeça ou trombas-d’água. 

A proibição ficaria valendo até que os planos de ordenamento náutico dos municípios sejam revistos. Esse trabalho devem envolver, além de representantes dos municípios e do MPF, a Marinha, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, a empresa Furnas Centrais Elétricas e representantes das associações de turismo náutico da região e especialistas.

  • Itataia

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade