2 de maio de 2024 06:24

Dona da 2ª maior malha rodoviária, Minas vai receber investimentos de R$1,6 bi em estradas

São R$ 1,6 bilhão previstos para manutenção, construção e adequação de rodovias federais que cortam Minas Gerais. Um dos projetos é da BR-265/MG, que teve ordem de serviço assinada pelo ministro Renan Filho
 

Unidade da federação com a segunda maior malha de rodovias federais, Minas Gerais vai receber uma série de obras estruturantes até o fim do ano como parte dos esforços do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, de melhorar as condições viárias das principais estradas do país. Entre obras de manutenção, ampliação e adequação de rodovias federais, estão previstos investimentos de R$ 1,6 bilhão para este ano no estado
 

O valor é cerca de seis vezes maior em comparação aos R$ 262,4 milhões usados pela gestão anterior no ano passado. Com o reforço no orçamento para 2023, por exemplo, foi possível assinar a ordem de serviço para o início das obras remanescentes de implantação e pavimentação de 10 quilômetros de trechos descontínuos da BR-265/MG, entre Jacuí e Alpinópolis, que contarão com um investimento de R$ 70 milhões.
 

Ordem de serviço garante obras remanescentes de implantação e pavimentação na BR-265/MG – Foto: Marcio Ferreira/MT

Tais intervenções só serão possíveis graças à Emenda Constitucional 126/2022, que permitiu a manutenção de programas sociais como o Bolsa Família e a Farmácia Popular e recompôs o orçamento do Ministério dos Transportes. “Esperamos levar muitas melhorias à malha rodoviária de Minas Gerais neste ano e no próximo, de modo a recuperar os desgastes que essas estradas sofreram nos últimos anos pela falta de investimentos”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao assinar a ordem de serviço da BR-265/MG.
 

A reunião onde a ordem de serviço para início das obras na BR-265 foi assinada também contou com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que ficou impressionado com o panorama apresentado para Minas Gerais. “Por ser um estado que se encontra no centro do país, atender à malha rodoviária de Minas Gerais é atender ao Brasil como um todo. Fico muito contente e otimista ao ver os esforços que estão feitos aqui para sanar os principais problemas deste estado tão importante para o nosso país”, afirmou.
 

Iniciativa privada

Entre outras obras, estão previstas a duplicação de 37,5 quilômetros BR-381/MG entre Governador Valadares e Belo Horizonte; a pavimentação de 61,6 quilômetros da BR-367/MG, entre Salto da Divisa e Almenara; a construção da BR-135/MG, entre Manga e Itacarambi; obras remanescentes da BR-365/MG, em Uberlândia; adequação da travessia da BR-440/MG, em Juiz de Fora; substituição de duas pontes da BR-265/MG; pavimentação de 12,6 quilômetros remanescentes da BR-364/MG, em Gurinhatã; entre outras.

Além o reforço do orçamento público, Minas Gerais também receberá investimentos privados em suas rodovias. Devem ser lançados ainda neste ano três editais de licitação: a BR-040/495/MG/RJ, também chamada de Rio-BH; a BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares; e a BR-040/MG/GO, conhecida como Rota dos Cristais.

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