×

Pratos típicos de Congonhas são destaque na Semana da Gastronomia em Brasília

A folha da planta Congonha e o cubu, produtos muito tradicionais na culinária congonhense, compuseram pratos que foram apresentados em um evento gastronômico que aconteceu nos restaurantes do SENAC na Câmeara do Deputados, na Confederação Nacional do Comércio e no Senado Federal em Brasília entre os dias 13 e 15 de junho. Licores e artesanatos locais também fizeram da parte da mostra que aconteceu durante a Semana da Gastronomia Regional, promovida pelo SENAC Brasília.

O evento reuniu sabores e ingredientes de cinco regiões de Minas Gerais, e os pratos foram selecionados por meio de pesquisas do Programa Primórdios da Cozinha Mineira. Congonhas foi um dos cinco município mineiros selecionados para representar a região metropolitana durante o evento.

Dois pratos desenvolvidos com ingredientes e técnicas específicas da cidade dos profetas compuseram o cardápio. O primeiro, foi uma massa recheada com caldo de frango e telha de polvilho com pó de Congonha.

O prato principal foi uma farofa de Miga de Cubu um tipo de farinha desenvolvida pelo Antonio Fernandes, morador do distrito de Alto Maranhão. O produto foi criado durante as capacitações do Primórdios em Congonhas, que aconteceu em março deste ano. Com essa farinha foi feita uma farofa que acompanhou um filé suíno revestido de capa com base de massa de quitanda e verduras. Para compor o prato, foi acrescentado molho de café, que remete à lembrança de que a tradicional quitanda é consumida com o cafezinho mineiro.

Os pratos foram criados pelos chefs de cozinha do SENAC Mauro de Paula, Luciano Avellar e Ronie Peterson. O chef Mauro acompanhou todo o processo de capacitação do Programa Primórdios da Cozinha Mineira e auxiliou na criação e na apresentação dos pratos congonhenses.

A Coordenadora do Programa Primórdios da Cozinha Mineira, Vani Maria Fonseca Pedrosa, elogiou a participação da cidade no evento. “Obrigada Congonhas pela parceria e inspiração! Vocês tem muito a oferecer à gastronomia e turismo no estado. Sigam em frente sejam exigentes, cresçam em técnica e conhecimento. Contêm conosco do Primórdios e do SENAC Minas pois nos sentimos honrados com esse trabalho em Congonhas!

LICOR E ARTESANATO PARA COMPOR A MESA

Além da comida, Congonhas foi representada também por seus bordados requintados, louças pintadas a mão um licor de doce de leite. Os produtos foram produzidos pela comunidade Pata da Loba, do distrito de Lobo Leite e pela Uniarte a partir do Programa Design do Artesanato. E a composição deles na mesa posta, demonstra o capricho dos mineiros com o tema e destaca a beleza do artesanato no local.

Para o Superintende de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Congonhas, Geordane Silva, os trabalhos desenvolvidos com representantes do setor gastronômico da cidade visam mesclar as técnicas da cozinha atual com a culinária tradicional na busca por novos e deliciosos produtos.

“Congonhas vive um momento muito importante para a Cozinha Mineira: o desafio de manter a cozinha tradicional, afetiva e tradicional, sem se fechar para a cozinha contemporânea. Na mostra Congonhas apresentou a forma certa de fazer isso. Não se exclui a contemporaneidade trazida pela moda temporária, mas se cria novos produtos que nascem a partir da tradição culinária da cidade”, comentou Geordane.

Por Reinaldo Silva- Fotos: SENAC

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp