12 de maio de 2024 20:58

Em tom de deboche e revolta, moradores promovem ‘quadrilha do desvio’ para denunciar acidentes em estrada; tragédia desencadeou movimento na MG 443

Governo do Estado marcou para 25 de julho licitação para recuperação do trecho

Acontece hoje (24), a partir das 15:30, a chamada ‘qadrilha do desvio”, promovido pelo Grupo “MG-30, até quando?”. O evento contece na MG 443, perto do quilômetro 6, em Ouro Brabnco (MG) e os manifestantes vão entregar de panfletos aos veículos sem atrapalhar o fluxo dos carros e depois uma quadrilha envolvendo os atores, como o Governo do Estado, o DER e outros.

Em tom de ironia e protestos, os moradores reclamam de um “desvio provisório” na MG-443 que já dura um ano e meio. Para protestar e pedir melhorias, um grupo decidiu inovar e realizar uma festa junina no trecho, para chamar a atenção do Governo de Minas.

O desvio tem cerca de 200 metros e fica no quilômetro 6 da MG-443, que liga a cidade de Ouro Branco à BR-040. No início de janeiro de 2022, o trecho foi interditado após a pista afundar por conta da erosão do solo. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) construiu um desvio provisório para que a pista não ficasse fechada, mas, segundo moradores, pouca coisa foi feita desde então.

“O grupo “MG-30 Até quando” formado por pessoas trabalhadores, cidadãos que cansados da morosidade de governos ou departamentos que deveriam cuidar e zelar pela manutenção, obras e cuidados com nossas estradas. Ficam de forma devagar quase parando, prorrogando e postergando algo que deveria ter sido feito para ontem”, informou os organizadores.

Morte


A partir do episódio de acidente e morte da servidora pública das Câmara Municipal de Ouro Branco, Poliana Guedes (foto), ocorrido na tarde do dia 27 de dezembro do ano passado, que na volta do trabalho bateu de frente com uma carreta carregada de minério e veio a falecer no local. A partir desta tragédia o “Grupo “MG-30 Até quando” , criado um grupo de whatsApp a fim de reunir pessoas que tivessem como propósito comum a luta por estradas mais dignas.

Licitação

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG) marcou para dia 25 de julho, a concorrência pública para recuperação e pavimentação de um trecho da M43, em Ouro Branco, com implantação de bueiros e correção de erosões no km 6. Os interessados podem realizar visita técnica ao local nos doas 29 e 30 de junho.

Desde janeiro de 2022, o trecho de menos de 1 km está com um desvio provisório construído pelo DER, até então sem uma definição de recuperação prevista. A rodovia liga a BR 040 e tem um fluxo grande de veículos e é o principal acesso a Gerdau, em Ouro Branco (MG) e outras empresas. Após a construção do desvio são constantes acidentes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade