O último pagamento do PIS/PASEP de 2023 acontece em julho. Trabalhadores da iniciativa pública ou privada receberão o benefício na mesma data. Pelo menos 23 milhões de trabalhadores com carteira assinada que vivem com remuneração até dois salários mínimos, têm direito de receber o benefício esse ano.
O PIS/PASEP é um dos benefícios mais conhecidos pela população brasileira. Isto porque ele garante aos cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal uma bonificação anual que equivale ao valor do salário mínimo em vigência. Desde o dia 1º de maio, o governo federal ampliou o piso salarial para R$1.320.
Porém, não são todos os cidadãos que trabalham que recebem o benefício. Deve-se ao fato de que é preciso que o cidadão já esteja trabalhando de carteira assinada há, no mínimo, cinco anos; tenha trabalhado ao menos 30 dias no ano usado como base e não pode receber mais de dois salários mínimos mensais.
Então, esta é uma forma que o governo tem de garantir aos trabalhadores formais uma “recompensa” por estar cadastrado formalmente e garantir a movimentação monetária no país.
Portanto, caso você receba ao menos R$2.640, não estará apto para receber a bonificação. Entretanto, para aqueles que respeitam os requisitos e estão participando ativamente do programa, fiquem atentos(as) pois a data de pagamento está chegando.
Como fazer o saque do PIS/PASEP
Os trabalhadores que farão o saque do PIS/PASEP em julho são os trabalhadores da rede privada nascidos em novembro e dezembro, e funcionários públicos com benefício final 8 e 9. Para fazer o resgate do abono salarial é preciso procurar o banco em que a liberação está sendo feita.
O prazo máximo para receber o benefício nesse ano é em 28 de dezembro.
Caixa Econômica – PIS
Agências ou casas lotéricas apresentando um documento com foto;
Caixas eletrônicos da Caixa usando o cartão do programa;
Depósito na conta corrente para quem já é cliente do banco;
App Caixa Tem com movimentações financeiras disponíveis, como PIX, transferências, e outros.
publicidade
Banco do Brasil – PASEP
Agências ou Correios apresentando um documento com foto;
Depósito na conta corrente ou poupança de quem já é cliente do BB.
Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/06/24/governo-libera-o-saque-do-pis-pasep-com-limite-de-r-1-320/