Você sabia que uma garrafa plástica contendo água pode ser o estopim para um incêndio no seu automóvel? Sim, nós sabemos que tal afirmação soa bastante absurda, mas um caso recente nos Estados Unidos chamou a atenção do mundo. Vamos conferir mais detalhes?
Lembrando de início que podem ter havido mais situações semelhantes a essa que iremos relatar, mas o fato em questão foi o que mais repercutiu na mídia internacional.
O caso serve como um alerta para todos que costumam trancar o veículo e manter as famosas garrafas PET dentro dele, pois essas pessoas podem ter uma surpresa nada agradável ao retornar para o carro!
O que realmente aconteceu?
Bom, chega de enrolação e vamos para a nossa história. Um homem chamado Dioni Amuchastegui, técnico de baterias residente nos EUA, acabou se vendo em uma situação simplesmente desesperadora nos últimos dias.
Ele escreveu sobre o ocorrido em suas redes sociais, contando que deixou uma garrafa de água no banco do seu caminhão e saiu tranquilamente para almoçar. Porém, quando retornou, reparou que havia fumaça saindo do interior do veículo.
Tomado pelo desespero, ele abriu rapidamente as portas e constatou que a origem de tudo era a garrafa que havia deixado no banco, que estava derretendo. Por sorte, o caminhoneiro conseguiu impedir a ação do fogo, pois chegou a tempo.
O estofamento do banco do caminhão, entretanto, sofreu alguns danos.
A partir daí, lançou-se um questionamento na web: uma garrafa plástica com água pode pegar fogo? E a resposta, infelizmente, é positiva.
Segundo especialistas, caso o objeto fique exposto a altas temperaturas oriundas do sol, ele pode começar a derreter.
Explicação para o fenômeno
O processo é parecido com o que acontece quando você usa uma lupa para captar a luz solar e assim incendiar um pedaço de papel. Isso ocorre pelo fato da estrutura da garrafa agir como um amplificador, da mesma forma que a lente da lupa.
Portanto, caso a luminosidade bata diretamente no objeto, há uma grande chance de o calor se concentrar em um só ponto e assim iniciar uma ignição.
Entretanto, segundo o Departamento de Incêndio do Estado de Oklahoma (EUA), existem algumas condições para que isso ocorra. A garrafa deve ser redonda, estar cheia de água e o sol precisa bater nela em um ângulo nitidamente reto.
De qualquer forma não é bom abusar da sorte, então agora você já sabe: é bom evitar carregar esse tipo de objeto quando for dirigir. Se precisar andar com uma garrafa, certifique-se de levá-la com você sempre que for sair do carro por períodos prolongados, afinal, um pouco de cuidado hoje pode poupar o seu bolso amanhã!
FONTE CAPITALIST