27 de abril de 2024 18:55

Veja como saber se você vai receber a restituição do IR no 2º lote que será pago nesta sexta (30)

De acordo com a Receita Federal, ao todo, 5.138.476 contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões no segundo lote da restituição do IR 2023

A partir das 10h da última sexta-feira (23), cerca de 5 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física acertarão as contas com o Leão na restituição do IR 2023. Nesse horário, a Receita Federal liberou a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2023. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 5.138.476 contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões no segundo lote da restituição do IR. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

A maior parte – 3.490.513 contribuintes – informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Novidade na declaração a partir deste ano, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

O restante dos contribuintes tem direito a prioridade legal, sendo 130.088 idosos acima de 80 anos; 978.397 entre 60 e 79 anos; 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Confira a seguir como saber se você irá receber a restituição no segundo lote

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023 pela internet?

O primeiro passo para consultar se você irá receber a restituição do IR consiste em acessar a seção específica para o assunto no site da Receita Federal, que pode ser feito através do link: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/.

Logo em seguida, basta que você preencha os campos que serão solicitados, como por exemplo o seu CPF, sua data de nascimento e selecionar o ano em “Exercício”, tocando na seta em destaque. Depois, confirme que é humano no captcha e clique em ‘’Consultar’’. Na tela seguinte será possível verificar seus dados pessoais, bem como o andamento da restituição do Imposto de Renda 2023.

Além disso, para fazer a consulta de forma facilitada em seu aparelho celular, também é possível fazer o download do app ‘’Meu Imposto de Renda’’ em sua loja de aplicativos. Faça login no app e toque em “Consulta Restituição” na tela inicial. Em seguida preencha os campos indicados com CPF e data de nascimento e selecione o ano em “Exercício”, tocando na seta.

Em suma, logo em seguida toque nos caracteres que representam a sequência exibida na tela para realizar a verificação de segurança. Depois disso, o aplicativo exibirá o status da restituição do Imposto de Renda 2023.

Confira a seguir as datas de restituição do IR 2023 para os demais lotes:

  • 1º lote da restituição – consulta em 24 de maio e pagamento dia 31
  • 2º lote – consulta em 23 de junho e pagamento dia 30
  • 3º lote – 31 de julho
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 29 de setembro

FONTE BMC NEWS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade