27 de abril de 2024 08:23

Solidariedade e compaixão: banco de armazenamento de sangue ajudou a salvar 254 vidas em um ano

Implantado no ano passado pelo Governo Municipal, o banco de armazenamento de sangue do Hospital Bom Jesus, tecnicamente chamado de Agência Transfusional, ajudou a salvar 254 vidas no período de um ano entre os meses de fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023.

De acordo com a coordenação da Agência, até maio foram realizadas 898 transfusões. Mais de 60% das solicitações ocorreram para casos de urgência que requerem atendimento em até três horas e de emergência que possuem necessidade imediata de atendimento.

Em 2022 foram realizadas 271 doações de sangue em nome do Hospital Bom Jesus. Até maio deste ano foram recebidas outras 138 doações, totalizando 409 em quinze meses de funcionamento.

De acordo com a médica bioquímica Ana Luisa Matosinhos, supervisora da Agência Transfusional, ter esta agência em Congonhas faz toda diferença para atender casos críticos. “O nosso tempo de atendimento aos pacientes que precisam de transfusão diminuiu. Isso é de extrema importância em casos de urgências e emergências em que o atraso no procedimento pode impactar diretamente o quadro clínico do paciente. A maioria dos atendimentos no Hospital Bom Jesus são de casos urgentes, portanto, com a agência aqui, garantimos o atendimento com segurança.”

Apesar da boa notícia é comum a redução dos estoques nos meses mais frios, o que reflete diretamente ao que é destinado para o Hospital Bom Jesus. Por isso é muito importante que a população se conscientize que esse nobre ato deve ser realizado continuamente. Em geral, uma doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas.

PROJETO OFERECE TRANSPORTE GRATUITO PARA QUEM QUER DOAR

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas, no Brasil, esse índice é de apenas 1,8%, de acordo com Federação Brasileira de Hospitais. Com o intuito de contribuir com o estoque de sangue dos hospitais da região e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto tão nobre, a enfermeira Jane de Paula, continua mobilizando voluntários para a doação de sangue todos os finais de semana.

Através do Projeto Sangue Nosso Mais Vida que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e das empresas Turin, Sem Fronteiras, São Luiz e Lumape Transportes, é disponibilizado todo sábado, pela manhã, transporte gratuito de ida e volta para os doadores de Congonhas até os quatro bancos de sangue de Belo Horizonte.

A saída acontece sempre da UPA às 6h da manhã e o retorno acontece por volta de 12h. Interessados podem ligar para a organizadora no telefone: (31) 99785-5705. Para poder participar é importante que as pessoas entrem em contato e façam o agendamento prévio.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO:

  • Ter entre 16 e 59 anos de idade (Aos menores de idade é obrigatório preenchimento de documento de autorização pelos pais ou responsáveis legais mais cópia do documento dos responsáveis legais).
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde e alimentado;
  • É preciso apresentar um documento de identificação oficial (RG, CNH, ou carteira de trabalho) com foto.

No site do Hemominas é possível conhecer todas as condições e restrições para doação de sangue através do link: http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes

Texto/foto: Reinaldo Silva

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade