Cinco destinos nacionais foram escolhidos pelo Ministério do Turismo (MTur) para representar o Brasil no concurso internacional ‘Melhores Vilas Turísticas’ (Best Tourism Villages, em inglês). Tuiuti e Caraguatatuba (SP), Vila de Entre Rios (PR), Dona Francisca (SC) e Lomba Grande (RS) estão participando do concurso, uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Dos cinco selecionados, a OMT vai escolher apenas dois destinos brasileiros que vão concorrer ao prêmio. O resultado da seleção será divulgado em outubro.
A iniciativa da OMT tem como objetivo promover as melhores vilas rurais do mundo, divulgando esses destinos e oferecendo um programa de apoio com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.
Os cinco destinos brasileiros
Caraguatatuba – SP
Caraguatatuba é uma das principais cidades do litoral norte de São Paulo, famosa por suas belas paisagens naturais e a riqueza da Mata Atlântica. Quem visita Caraguatatuba pode curtir os dias na praia, fazer trilhas, aproveitar cachoeiras e, claro, descansar!
Tuiuti (SP)
Tuiuti é uma pequena cidade no interior de São Paulo, a cerca de 110 km da capital paulista. Pacata e tranquila, foi fundada em 1902, mas ganhou o título de cidade apenas em 1991 – e até hoje ainda tem um clima rural, com menos de 10 mil habitantes.
O município se destaca pelas trilhas com circuitos de águas e a forte tradição religiosa, com várias capelas e igrejas.
Dona Francisca (SC)
O roteiro de Dona Francisca encanta quem visita o interior de Joinville (SC). Essa pequena vila é bastante conhecida por propriedades históricas e rurais, construções coloniais, suas tradições alemãs e belas paisagens na serra catarinense. Construída por volta de 1858, a Estrada Dona Francisca (SC-418) é um dos marcos desse destino, uma antiga e importante rota comercial para o Brasil.
Quem visita a região também se encanta com os pratos típicos da Alemanha oferecidos nas propriedades, como a famosa cuca.
Vila de Entre Rios (PR)
Entre Rios é um distrito da cidade de Guarapuava, a pouco mais de 500 km de Curitiba, no Paraná, marcada por famílias de imigrantes italianos e alemães. Os passeios ecológicos, o cicloturismo e o turismo de pesca esportiva são bastante fortes na região, banhada pelas águas de Itaipu. Os traços culturais do colonos ainda estão presentes na culinária, no modo de viver e nas artes.
Lomba Grande (RS)
Bairro rural de Novo Hamburgo, Lomba Grande tem belas paisagens e uma natureza preservada com incríveis roteiros turísticos. Em abril, aliás, a Prefeitura de Novo Hamburgo apresentou a Rota Turística Caminhos de Lomba Grande, em que 13 empreendimentos se uniram para mostrar todos os atrativos da região.
A Rota possibilita os turistas conhecerem as propriedades rurais, conhecer ciclovias e caminhos para caminhada e provar da gastronomia local.
FONTE MELHORES DESTINOS