Na última semana, novas informações sobre o concurso INSS foram confirmadas, após solicitações da instituição serem encaminhadas oficialmente para o Ministério da Previdência Social e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Após convocar quase mil candidatos aprovados no concurso para Técnico do Seguro Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encaminhou novas solicitações para os ministérios da Previdência Social e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A expectativa é nomear mais 250 candidatos que integram o cadastro de reserva da seleção.
A expectativa é que as pastas aceitem a solicitação para aumentar a lista de nomeados. Mais ainda, a instituição solicitou que seja aberto um novo edital, para a contratação de 1,6 mil Analistas o Seguro Social, com nível superior de ensino. Saiba mais informações a seguir:
O concurso INSS abrirá um novo edital?
A princípio, as informações relativas às novas solicitações foram confirmadas pelo presidente-interino da Previdência Social, Glauco Fonseca Wamburg. De acordo com o representante, o contrato com a instituição organizadora dos concursos estabelece a possibilidade de convocar mais candidatos. Porém, essa convocação depende da autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Ademais, o INSS também encaminhou uma nota técnica para a pasta prevendo que todos os candidatos no cadastro de reserva sejam nomeados. Em uma segunda nota técnica enviada ao ministério, foi solicitada a abertura de um edital para um novo concurso de nível superior, com 1,6 mil vagas para Analistas.
O argumento do presidente-interino é que o INSS perdeu mais de 50% do quadro de servidores nos últimos dez anos. Com base nos dados oficiais, o órgão é composto de 19,3 mil profissionais, incluindo os quase mil profissionais empossados através do último concurso realizado.
Basicamente, o quadro de profissionais da Previdência Social vem se reduzindo em decorrência da aposentadoria sem uma reposição que compense o número de trabalhadores que saem dos cargos. Assim, cria-se uma necessidade realidade de oferecer novas vagas para modificar essa situação.
Segundo o INSS, as medidas administrativas necessárias para a contratação de novos servidores foram realizadas, mas é necessário aguardar a análise dos ministérios responsáveis. Sendo assim, a abertura do edital só pode ser realizada caso as solicitações sejam aprovadas nas pastas.
Como funciona esse concurso público?
Em maio desse ano, foi confirmado que o INSS poderia solicitar um novo edital para preencher as vagas de Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social. No geral, os requisitos para o cargo de Analista são focados no diploma de Ensino Superior na especialidade prevista no edital.
Para essa função, estima-se que a remuneração inicial seja de R$ 9,1 mil, mas pode chegar até R$ 14,2 mil de acordo com a progressão na carreira. Em todos os casos, a prova poderá ser composta por uma etapa objetiva e curso de formação, ambas com caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva prevê questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos específicos, com 120 questões de certo ou errado. As disciplinas cobradas, em geral, são Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Raciocínio Lógico e Direito Previdenciário.
Com base no último curso de formação, nele, contempla-se a etapa de treinamento e preparação dos candidatos para assumirem as responsabilidades do cargo. Assim, são ensinados a respeito dos aspectos de cotidiano produtivo, hierarquia, ordenamento e governança dentro da Previdência Social, conforme a legislação previdenciária. Com duração de 180 horas em formato presencial, o curso de formação foi ministrado em tempo integral, com duração de 30 a 45 dias.
FONTE CONCURSOS NO BRASIL