O ex-prefeito de Ipatinga Chico Ferramenta, morreu na manhã desta terça-feira (4), aos 64 anos. Amigo pessoal do presidente Lula, Chico havia sido internado pela terceira vez em três meses. Nesta última internação, ele estava no Hospital Márcio Cunha (HMC).
De acordo com um boletim médico assinado pelo hospital, Chico faleceu às 12h04 desta terça. A informação foi dada ao vivo, em primeira mão, no programa Vox Play, da rádio VOX, por volta das 12h15.
Francisco Carlos Delfino, de 64 anos foi, inicialmente, hospitalizado em março, para tratar de um quadro de pneumonia. Mineiro de Bom Despacho e amigo pessoal do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Chico Ferramenta foi prefeito de Ipatinga por três mandatos (1989-1992; 1997-2000; e 2001-2004), sempre pelo Partido dos Trabalhadores. Ele também foi Deputado Estadual e Deputado Federal.
Nas eleições municipais de 2008, o petista chegou a derrotar o então prefeito e candidato à reeleição Sebastião Quintão (PMDB), mas, no ano seguinte, não tomou posse para o seu quarto mandato à frente do executivo local, já que sua diplomação foi impedida pela Justiça Eleitoral, que entendeu que a candidatura de Chico Ferramenta em 2008 apresentou irregularidades.