27 de abril de 2024 03:36

Fiscalização da Vereadora Damires Rinarlly expõe as mazelas da saúde de Lafaiete (MG): “precisamos que ações urgentes e imediatas sejam tomadas”

O sistema de saúde público de Conselheiro Lafaiete(MG) enfrenta uma crise sem precedentes devido a uma série de questões, entre elas a ausência de médicos no município. Em suas redes sociais , a vereadora Damires Rinarlly (PV) mostrou o relato que recebeu de uma munícipe enquanto fiscalizava os ESF’s da cidade. A moradora, que está gestante, frisou a falta que os profissionais fazem nos postos de saúde, principalmente para as grávidas, idosos e crianças.

A ausência dos clínicos nos postos de saúde da cidade está causando angústia e dificuldades para toda a população. Os pacientes são deixados sem atendimento médico adequado na saúde primária e são forçados a suportar longos tempos de espera por serviços básicos na policlínica, que está sempre lotada.
 A vereadora Damires Rinarlly pontua que a escassez crônica de profissionais de saúde em Conselheiro Lafaiete é profundamente preocupante. A falta de profissionais, principalmente de médicos, limita severamente a capacidade de prestar cuidados adequados à população. O ônus recai sobre os demais profissionais nos postos, que ficam sobrecarregados e muitas vezes incapazes de atender à crescente demanda por serviços.
Durante as suas fiscalizações nos ESF’s, Damires Rinarlly constatou que diversos bairros estão passando também por uma preocupante condição estrutural, bem como escassez de suprimentos primordiais, como até mesmo os materiais de limpeza. A parlamentar salienta que o estado degradado da infraestrutura agrava ainda mais os desafios enfrentados pelos moradores que procuram assistência médica, já que os postos exibem condições precárias, com o crescimento generalizado de mofos, representando sérios riscos à saúde. “Esses ambientes insalubres e inseguros não apenas comprometem a qualidade do atendimento, mas também contribuem para a disseminação de doenças respiratórias entre pacientes e funcionários”, evidencia a vereadora.
O estado atual do sistema de saúde do Conselheiro Lafaiete exige atenção urgente e ações imediatas, ressalta Damires. Oportunamente, ela esclareceu que, enquanto membro do poder legislativo, vem tomando as medidas necessárias e cabíveis. Além da ficalização em todos os postos, a vereadora encaminhou diversos requerimentos à prefeitura acerca da contratação de mais médicos, benfeitorias nas estruturas e disponibilização de suprimentos essenciais.  

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade