22 de junho de 2024 16:30

Calor humano: cidade intensifica abordagem social aos moradores em situação de rua durante o frio

Com a queda das temperaturas, a Prefeitura de Congonhas intensifica o atendimento às pessoas em situação de rua. As equipes do Serviço de Abordagem Social do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), que realizam um trabalho direto e constante com essa população, se unem com a Defesa Civil e a Guarda Municipal e percorrem a cidade para orientar sobre os serviços disponibilizados pelo Município, além de fazerem a entrega de agasalhos, cobertores, alimentos, kits de higiene e acolhimento na casa de passagem para aqueles que aceitarem.

O plano de contingência do plantão noturno do frio teve início em 17 de maio e até o momento já foram realizadas 282 abordagens noturnas. As ações das equipes vão continuar enquanto houver índices de temperaturas mais baixas. Os atendimentos acontecem não apenas dentro da sede do município, mas em postos de gasolina, debaixo de pontes e em bairros mais distantes do centro.

As equipes do CREAS realizam o cadastros das pessoas abordadas, que eventualmente ainda não tenham sido cadastradas, para atendimento nos serviços de apoio e assistência social.
Se por ventura, você conhecer alguma pessoa que está em situação de rua, você pode procurar a Defesa Civil no Edifício JK, no Centro ou no telefone 199 ou ainda, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que fica na rua Padre João Pio, 121, Centro, telefone (31) 3731-1283 ou 98481-9484. O serviço de abordagem social da população de rua é realizado continuamente pelo CREAS ao longo de todo ano.

FRIO CONTINUA NOS PRÓXIMOS DIAS

De acordo com O Climatempo, nos próximos dias as temperaturas continuarão baixas até o fim de semana com mínimas durante a noite chegando aos 8 graus, no sábado (dia 8) e 10 graus no domingo (dia 9). Mas com o vento a sensação térmica pode ser ainda menor.
CUIDADOS NA HORA DE SE AQUECER
A Defesa Civil recomenda cuidados na hora de enfrentar essa onda de frio:
• Não acendam churrasqueira em ambiente fechados;
• Não mantenham fogo acesso em casa como forma de aquecimento;
• Usem camadas generosas de agasalhos mas que sejam de fácil retirada em caso de emergência;
• Não durmam próximos a aparelhos elétricos usados para aquecimento;
• Evite ambientes aberto ou úmidos;
• Em caso de necessidade, acionem o serviço emergencial de saúde.
Por Reinaldo Silva / Fotos: Defesa Civil

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade