17 de abril de 2024 11:34

Prefeitura declara risco de febre maculosa em torno de áreas às margens de rio

A prefeitura municipal de São João del-Rei emitiu uma nota nesta sexta-feira (7/7) que classifica o território às margens do Rio das Mortes como área de risco de infecção de febre maculosa, com a presença de carrapatos transmissores e bactéria causadora. As recomendações de segurança são gerais para a cidade, já que podem haver regiões ainda não analisadas de contágio.

Inocoop, Vila Santo Antônio, Vila Jesus Silva, Jardim Paulo Campos, Vila Nossa Senhora de Fátima, Cohab e demais locais próximos ao rio devem seguir recomendações de segurança para evitar casos. Outras regiões têm a presença do carrapato de gênero  amblyomma confirmada, mas aguardam testes sobre a bactéria.

Em contato com parasitas, observe os sintomas de febres, dores musculares e de cabeça. Para mais informações, seguem os telefones: (32) 3379-1565 / (32) 9 9859-8151.

Cuidados:

  • Evite circulação próxima ao rio ou em regiões de mata ou vegetação rasteira e, se necessário, utilize botas, calças, blusas brancas de mangas compridas e repelentes com icaridina em sua composição;
  • Em casa, verifique a presença de carrapatos no corpo. Caso encontrado, o retire com uma pinça e o torcendo. Não use os dedos para o esmagar;
  • Mantenha plantas podadas;
  • Siga recomendações de dedetização de  quintais, canis, currais, estábulos, etc.
  • (seguindo todos os critérios técnicos) e  mantenha estes locais limpos, higienizados;
  • Não passeie com  pets em áreas de risco e equipe os animais já parasitados com coleiras repelentes;
  • Ao deslocar animais, verifique, antes, a total eliminação dos parasitas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade