27 de abril de 2024 08:10

Capital Nacional do Congado: festival arrasta multidão e mostra a força da cultura popular

42º Festival de Congado de Conselheiro Lafaiete é sucesso de público e participação

Marcando o calendário cultural e religioso de Conselheiro Lafaiete, aconteceu no domingo, 16 de julho, durante todo o dia, o 42º Festival de Congado, na Praça Tiradentes. A celebração iniciou-se às 8 horas com a chegada das bandas.
O Festival começou com as boas vindas do prefeito Mário Marcus aos participantes e com várias apresentações. Um grande público esteve na praça durante todo o dia, público esse que aplaudiu e se encantou com o colorido de cada grupo e principalmente com a grande presença de crianças nas guardas, sinal de renovação dos membros e continuidade da tradição.

O festival foi realizado pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Irmandade dos Congadeiros de Nossa Senhora do Rosário. As guardas de congado receberam troféus de participação. Durante todo o dia a Praça Tiradentes foi o espaço dedicado à apresentação das guardas que trouxeram suas cores, seus cantos, traduzindo desta forma, a fé que canta e dança. O evento contou com a participação das guardas de Lafaiete pertencentes a Irmandade Nossa Senhora do Rosário e de grupos visitantes e também com a presença de diversas representações hierárquicas do congado mineiro, dentre elas, a Rainha do Congo do Estado Maior de Minas, Izabel Cassimira, que mais uma vez prestigiou o festival e falou sobre a importância cultural do evento.

Este ano o Festival de Congado contou com a participação de 30 Bandas, nas quais os componentes mais velho e mais novo receberam uma medalha das mãos do prefeito Mário Marcus e do Vice Dr. Marco Antônio, além de troféu para a guarda representada. O festival foi encerrado com uma Celebração Eucarística no Morro das Cruzes, ao lado da Capela de Santo Antônio, presidida pelo Padre José Luiz da Silva, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade