28 de abril de 2024 07:49

7 sinais de que a pessoa está apaixonada por você

por Tamyres Fontes

1. Batimentos cardíacos acelerados

Um dos primeiros sinais de estar apaixonado é o aumento dos batimentos cardíacos quando se está perto da pessoa amada. Pesquisas têm mostrado que a presença deste sentimento ativa o sistema nervoso simpático, que é responsável pela resposta de “luta ou fuga” do nosso organismo. Isso resulta em uma aceleração dos batimentos cardíacos, podendo ser percebida como palpitações ou uma sensação de “borboletas no estômago”.
Inclusive, um estudo de 2021 investigou as respostas fisiológicas em indivíduos apaixonados. Os pesquisadores descobriram que a atividade do sistema nervoso simpático aumentava significativamente quando os participantes viam fotos de seus parceiros românticos, indicando uma ligação entre o amor e as respostas do corpo. Diante disso, tente perceber se a pessoa que lhe interessa apresenta esse comportamento de agitação e tensão quando está ao seu lado.

2. Contato visual prolongado

O olhar pode ser um poderoso indicador de interesse e atração emocional. Quando alguém tem uma atração por você, é provável que procure oportunidades para manter contato visual prolongado. Assim, ela pode olhar profundamente em seus olhos enquanto fala, indicando está completamente absorvida em sua presença e buscando uma conexão emocional com você.

3. Pensamentos obsessivos

Quando estamos apaixonados, é comum que a pessoa amada ocupe nossos pensamentos de forma constante. Essa obsessão amorosa pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a liberação de hormônios como a dopamina, a ocitocina e a noradrenalina. Essas substâncias químicas estão relacionadas à sensação de recompensa, ao apego e ao aumento do foco.

Em um estudo realizado na Universidade de Londres, os pesquisadores utilizaram a ressonância magnética funcional para examinar o cérebro de pessoas apaixonadas. Eles descobriram que áreas associadas ao pensamento obsessivo, como o córtex pré-frontal dorsolateral, estavam ativas quando os participantes viam fotos de seus parceiros românticos. Portanto, se alguém está constantemente em contato com você ou solicitando a sua presença, é um forte indício de que ela interessada.

4. Priorização do bem-estar do outro

Outro sinal que você deve observar para saber se a pessoa gosta de você, é se ela prioriza o seu bem-estar. Quando gostamos de alguém, temos uma tendência natural de cuidar e proteger a pessoa amada.
Pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, conduziram um estudo que examinou a atividade cerebral de casais apaixonados enquanto eles visualizavam imagens de seus parceiros.

Os resultados, publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostraram que áreas do cérebro associadas ao sistema de recompensa, como o estriado ventral, eram ativadas durante esse processo, o que indica que a paixão pode estar ligada ao desejo de cuidar e proteger o outro.

5. Euforia e felicidade intensificadas

Se a sua presença deixa a outra pessoa feliz e eufórica, provavelmente ela está apaixonada. Estudos têm demonstrado que a paixão estimula a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores associados ao prazer e ao bem-estar.
Uma pesquisa conduzida na Universidade de Pisa, na Itália, e publicada na revista Frontiers in Psychology, investigou a relação entre a paixão e os níveis de endorfinas no cérebro.
Os resultados indicaram que os participantes apaixonados apresentaram maiores níveis de endorfinas em comparação com aqueles que não estavam, sugerindo que este sentimento pode estar diretamente ligado a uma sensação de felicidade.

6. Intimidade emocional e física

Quando alguém tem uma queda por você, ela procura estabelecer uma conexão emocional profunda, podendoy compartilhar seus pensamentos mais íntimos, abrir-se sobre seus medos e aspirações e ser vulneráveis ​​em sua presença. Além disso, é provável que ela busque proximidade física, como abraços, carícias ou beijos, como forma de expressar seu amor e carinho.

7. Interesse genuíno em sua vida

Por fim, quando alguém está apaixonado, mostra um interesse genuíno em sua vida e no que acontece com você. Prestar atenção aos detalhes de suas conversas, lembrar de suas histórias e fazer perguntas significativas são sinais seguros de que essa pessoa valoriza sua presença. Além disso, é provável que ela sempre esteja disposta a ouvir e entender seus pensamentos e sentimentos.

FONTE MUNZAMBINHO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade