A história do casal não envolve só o sucesso. Para chegarem no patamar alcançado, eles passaram por momentos difíceis. Leia sobre o caso.
Em São Paulo, o casal de ex-camelôs Marcos e Vivian Martins passou por algumas dificuldades, mas hoje faturam milhões no comércio do Brás, bairro de lojas populares na cidade. No ano de 2022, a Lamar Moda Feminina, loja do casal, chegou a faturar R$7 milhões com as vendas.
Mesmo com a experiência em vendas, Marcos e Vivian cometeram alguns erros ao longo do caminho que prejudicaram o sucesso da loja. Eles precisaram voltar a trabalhar como vendedores de rua até alcançar um feito concreto. Continue a leitura para saber mais sobre o caso.
História do casal empreendedor
Marcos, que começou a trabalhar com 11 anos em uma pizzaria, iniciou no ramo de roupas aos 17, como vendedor de lojas. Em 2005, decidiu montar uma barraca no Brás e, devido à demanda, iniciou o processo de fabricar as próprias peças de roupa.
Com o sucesso do negócio, em 2015, dois anos após conhecer Vivian, que também entrou nos negócios, eles abriram a própria loja no mesmo bairro, mas em um espaço alugado.
Entre 2015 e 2016, abriram mais duas unidades, mas após dois anos, o negócio faliu e todas as lojas tiveram que encerrar as atividades.
O motivo da quebra
De acordo com Marcos, vários erros na administração e gerenciamento das lojas levaram à quebra do negócio. A falta de experiência com fluxo de caixa, a venda a prazo sem cobrança imediata e a má precificação dos produtos contribuíram para que o negócio não prosperasse.
Além desses erros, o principal deles foi o de não separar as contas pessoais do casal das contas da empresa. Ele também menciona que não tinha conhecimento sobre a diferença entre o faturamento e o lucro da empresa, acreditando erroneamente que todo o dinheiro arrecadado era lucro.
De volta ao sucesso
Depois do fechamento das lojas, Marcos e Vivian voltaram a ser camelôs e iniciaram um processo de estudo sobre negócios, por meio de cursos e mentores. Além da parte de gestão, eles também procuraram adquirir conhecimentos sobre a parte jurídica do negócio.
A partir dessa experiência, eles começaram a trabalhar como um pequeno negócio, revendendo roupas para outras lojas. Com isso, a Lamar Moda Feminina surgiu, tornando-se a marca própria do casal.
Com o fechamento das lojas que compravam seus produtos devido à pandemia do coronavírus, eles perceberam a necessidade de vender para o consumidor final. Por essa razão, eles optaram por manter apenas uma loja física no Brás e investir mais no site, que agora é responsável por 90% do faturamento da Lamar Moda Feminina.
Imagem: Gorodenkoff / shutterstock.com
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