30 de abril de 2024 16:01

Fim de jogo: Google Drive prepara seu adeus para usuários

O Google anunciou uma medida que deve desagradar milhões de usuários ao redor do mundo, inclusive você, caso seja um usuário do Google Drive. O serviço será encerrado em agosto para determinados casos.

Pelo o que se sabe, até então, a medida vai atingir, especialmente, usuários do Windows 8 e 8.1. Se você se enquadra nessa categoria, é bom ficar de olho e começar a pensar em fazer o backup dos arquivos salvos na nuvem.

A decisão foi tomada pelo Google depois que a Microsoft decidiu descontinuar o suporte para essas versões do sistema operacional. A empresa acompanhou a posição e, com isso, a funcionalidade deixará de ser oferecida.

Atenção aos detalhes!

Para contrapor a essa situação, é importante que você esteja ciente de alguns detalhes. O principal deles é que a mudança afetará somente a versão do Windows para Desktop.  

Além disso, caso você deseje consultar o Google Drive, após o encerramento das atividades, será possível acessá-lo por meio do navegador do computador.  

A princípio, a mudança afetaria somente as versões 8 e 8.1 do sistema operacional. O Google, no entanto, decidiu ampliar a medida e fará o mesmo no caso do Windows 10 de 32 bits.

Os usuários deixarão de fazer algumas tarefas pelo Desktop, como: sincronizar arquivos salvos na nuvem do PC e fazer backups com o Google Fotos e Google Drive.

Decisão da Microsoft

O Windows 8 e 8.1 possui hoje uma parcela muito pequena de usuários cadastrados. Isso é o que teria motivado a Microsoft a encerrar o suporte para essas versões do sistema operacional. O anúncio foi feito pela empresa em janeiro deste ano.  

Com essa medida, a gigante de tecnologia pretende incentivar as pessoas a atualizarem os sistemas e adotarem, por exemplo, o Windows 10 de 64 bits, que possui atualizações previstas até 2025.

Vale lembrar, ainda, que o Windows 11, versão mais recente, já está disponível. Nesses dois casos, nada será descontinuado e o uso do Google Drive para Desktop está garantido.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade