Há várias gerações, a Coca-Cola tem consolidado sua presença como uma superpotência no mercado de refrigerantes. Sua capacidade de se posicionar estrategicamente para atrair um amplo número de consumidores e sua habilidade em adaptar-se constantemente às tendências são características notórias da marca.
Uma observação que provavelmente você já fez é que em determinadas épocas do ano, a cor das tampinhas das garrafas de Coca-Cola muda de vermelho para amarelo.
Embora possa parecer uma simples transformação visual, essa mudança carrega consigo uma significativa tradição. Sabia dessa? Então, chegou a hora de conhecer melhor esse detalhe!
Por que a tampa da Coca-Cola é amarela?
A Pessach, também conhecida como Páscoa Judaica, é um feriado de grande significado para o judaísmo, celebrando a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Ele ocorre durante a primavera no Hemisfério Norte, esse feriado tem a duração de 7 dias.
Durante esse período, os judeus observam a proibição de consumir alimentos fermentados, incluindo cinco grãos principais: trigo, espelta, aveia, centeio e cevada. Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a Coca-Cola?
Acontece que ao longo da maior parte do ano, a fórmula do refrigerante contém xarope de milho, o que o torna inadequado para ser consumido durante a Pessach. Especialmente para comunidades com descendência da Europa Oriental.
Diante desse detalhe, a Coca-Cola tomou uma decisão estratégica: trocar por certo período o xarope de milho em sua receita por açúcar, tornando a bebida apropriada para o consumo durante o feriado judaico.
Para marcar essa alteração especial, a empresa adotou as famosas tampinhas amarelas, que se tornaram um símbolo distintivo desse momento.
Assim, a mudança na fórmula e a utilização das tampinhas amarelas se tornaram uma forma de respeitar e atender às necessidades de suas comunidades judaicas durante a Pessach, proporcionando a oportunidade para que todos possam desfrutar desse feriado importante.
FONTE CAPITALIST