28 de abril de 2024 08:40

Cidade faz festa para inaugurar escola de mais de R$87 milhões

Na tarde desta terça-feira, 25/07, o novo prédio da Escola Municipal Meridional, no bairro Morro da Mina, foi inaugurado e as instalações estão prontas para receber os alunos, a partir do segundo semestre letivo deste ano, com conforto e segurança. Os funcionários e professores da escola também passam a contar com mais conforto e recursos para o trabalho.
A cerimônia contou com a presença do Vice-governador do Estado de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, que mais cedo participou de uma Assembleia do Ecotres, juntamente com o prefeito de Conselheiro Lafaiete e presidente do Consórcio, Mário Marcus, e com diversos prefeitos da Região do Alto Paraopeba e regiões vizinhas.
Durante seu pronunciamento o Prefeito Mário Marcus destacou a relevância da presença do vice-governador no evento, representando Governo de Minas Gerias. Na ocasião fez um agradecimento especial à Vale pela obra e ressaltou a parceria entre a prefeitura e a empresa durante todo o processo. “Estamos felizes por participarmos desta ocasião, de mais esta vitória para o povo de Conselheiro Lafaiete. Desde o momento em que a Vale informou sobre o risco à antiga escola, a prefeitura com responsabilidade, precisou tomar uma decisão e, juntamente com Vale, iniciamos as tratativas e uma importante parceria que hoje propicia este resultado, a entrega de uma nova escola, moderna, ampla, acessível, confortável e segura para todos, alunos, professores e demais servidores. Agradecemos a todos que contribuíram de alguma forma para a concretização deste projeto, que é um marco para educação de Lafaiete”. O prefeito Mário Marcus falou sobre a importância da participação dos prefeitos durante os eventos, demonstrando a união que prevalece atualmente entre os gestores, que juntos, têm buscado melhorias para todos os municípios.
O vice-governador, Professor Mateus Simões, como educador, demonstrou grande satisfação em participar da entrega da escola. Afirmou que diante de uma situação, há duas alternativas, brigar e ficar esperando por anos uma decisão judicial ou sentar e construir soluções, como ocorreu entre prefeitura, comunidade e Vale. Ele comentou também que hoje a região conta com prefeitos com esta capacidade de articulação, o que tem gerado bons resultados.
O projeto arquitetônico garantiu uma escola com espaços acessíveis a todos, salas arejadas, amplas, bem iluminadas e equipadas com aparelhos de TV interativos. O espaço também foi planejado para incentivar atividades fora da sala de aula. As crianças terão parquinho, refeitório, biblioteca com computadores, laboratórios e um ginásio coberto para prática de esportes e eventos culturais, que recebeu o nome do Dr. Celso Oliveira Magalhães Gomes.
A Escola Municipal Meridional é uma das mais tradicionais da cidade, e a mudança para o novo prédio permitiu a ampliação do número de vagas, que passam de 650 para 940, com turmas que vão do berçário ao 9º ano, nos turnos da manhã e tarde.
Estiveram presentes à inauguração o Prefeito de Ouro Branco e Presidente da Amalpa, Hélio Campos; o Prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio e Presidente da AMMA, José Antônio Alves Donato diversos prefeitos da região; Diretor de Gestão de Territórios Sul e Sudeste da Vale, Luis Henrique Medeiros; Diretor de Projetos Valor Social Sul e Sudeste da Vale, Rogério Galvão; o Secretário de Educação Albano Tibúrcio, o Diretor da Escola Heder Dutra, o Revmo. Padre Euder Canuto que abençoou a instalação e, autoridades civis e militares, assessores e presença expressiva de pais, servidores e alunos da escola.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade