Que beleza é algo subjetivo, todo mundo concorda, mas existem alguns exemplos que são uma unanimidade, como esses cinco modelos de carros que separamos e que são considerados os mais feios de toda a história.
Fiat Multipla
1) A Fiat Multipla (Type 186) foi uma minivan produzida pela montadora italiana FIAT de 1998 a 2010. Com base na plataforma do Bravo/Brava, a Multipla era mais curta e mais larga do que suas rivais. Ela tinha duas fileiras de três assentos, enquanto todas as suas concorrentes tinham apenas dois assentos na frente (o Honda FR-V, que tem o mesmo layout, foi lançado em 2004).
Ford Edsel
2) No início da década de 1950, a Ford tornou-se uma sociedade anônima de capital aberto e na tentativa de crescer suas vendas no mercado de sedans, dominadas pelos concorrentes General Motors e Chrysler, lançou em 1955 o projeto “Carro E” (nome código de carro experimental). Com o projeto do automóvel desenvolvido, optaram em denominar o produto homenageando o filho de fundador da empresas, Edsel Bryant. O veículo foi produzido como um sedan de luxo em quatro modelos.
Pontiac Aztek
3) O Aztek é um veículo crossover de porte médio da Pontiac, fabricado desde 2001 até 2005. O Pontiac Aztek é considerado um dos carros mais feios da história, e foi um fracasso comercial. A General Motors previa vendas de até 60.000 unidades do Aztek por ano e precisava produzir 30.000 anualmente para atingir o ponto de equilíbrio. Somente 27.793 carros foram vendidos em 2002, que foi o melhor ano de vendas do modelo.
SsangYong Rodius
4) O SsangYong Rodius é um automóvel lançado no final de 2004 pela montadora sul-coreana SsangYong Motor Company. Rodius, uma junção imprecisa das palavras estrada e Zeus, que significa “Senhor da Estrada”. Considerado um veículo multiuso (MPV), está disponível em configurações de 7, 9 e 11 lugares ou 4 fileiras), uma versão de 5 lugares também está disponível em Hong Kong. Os assentos podem ser rebatidos para atuar como mesas ou rebatidos ainda mais (dobrados duas vezes) para adicionar área de carga extra. Eles podem ser virados, incentivando a conversa e podem ser deslizados para frente e para trás.
Citroen Ami 6
5) Em 1961, a francesa Citroën possuía dois modelos que se posicionavam nos dois extremos, o 2CV e o DS. Havia por isso a necessidade de preencher uma lacuna na oferta da marca, é então que surge o Ami 6. Tendo por base a plataforma do 2CV, o Ami 6 é muito mais acolhedor e confortável. Este modelo é caracterizado sobretudo pelo óculo traseiro invertido, uma solução encontrada que visava garantir mais espaço para a bagageira sem penalizar o conforto dentro do habitáculo. Mais tarde o Ami 6 recebeu uma versão Break, que tem uma aceitação surpreendente.
- O Tempo