2 de maio de 2024 12:21

O importante significado dos números nos pneus do seu carro: não os ignore

Quando você está no mercado em busca de novos pneus, pode se encontrar confuso com uma sequência de letras e números que parecem não fazer sentido algum. Não tema, este guia ajudará você a entender o que esses “números dos pneus” significam e como eles podem auxiliá-lo na compra dos pneus perfeitos para o seu veículo.

Decodificando a Etiqueta do Pneu: Índice de Velocidade, Índice de Carga e Largura do Pneu

A etiquetagem do pneu é padronizada e normalmente inclui o índice de velocidade, a marca, o tamanho do pneu e a data de fabricação (conhecida como número DOT). Embora algumas dessas informações possam parecer criptografadas, entender esses índices pode ser inestimável na hora de comprar novos pneus.

Interpretando o Tamanho do Pneu

Pegue a série de letras e números no seu pneu, por exemplo, “195/65 R15”. O primeiro número (175) representa a largura do pneu em milímetros. O número após a barra (65) representa a relação de aspecto, ou a altura do pneu como uma porcentagem de sua largura. A letra “R” indica um pneu radial, designando o tipo de construção do pneu. Finalmente, o número no final (15) denota o diâmetro da roda em polegadas, que corresponde ao tamanho do aro que se ajusta ao pneu.

Compreendendo o Índice de Carga e Índice de Velocidade

Índice de Velocidade

O pneu também pode trazer valores extras como “91V”. Aqui, “91” significa o índice de carga ou o peso máximo que o pneu pode carregar com segurança. Este índice é decodificado usando uma tabela padrão; por exemplo, um índice de carga de 91 corresponde a uma capacidade de carga de 615 kg. O índice de velocidade é representado por uma letra, onde “V” permite uma velocidade máxima de 240 km/h, enquanto “Y” é para até 300 km/h.

Mais do Que Aparenta: Número DOT e Códigos Especiais no Pneu

Informações adicionais estão ocultas na etiquetagem do seu pneu. O número DOT, um código de quatro dígitos, revela quando o pneu foi fabricado. Por exemplo, “2412” significa que o pneu foi fabricado na 24ª semana de 2012.

Códigos especiais como “M + S” mostram que o pneu é adequado para lama ou neve, “CP” denota um pneu de caravana, “XL” se refere a um pneu reforçado e “R” ou “RF” indica pneus run-flat.

Considere a Idade do Pneu: Entendendo o Número DOT

Ao comprar pneus, preste atenção no número DOT. Pneus com mais de cinco anos, independentemente da profundidade do sulco, não são recomendados porque os processos de envelhecimento natural podem degradar o desempenho do pneu. Se um pneu tem um número DOT de 3214, ele foi fabricado na 32ª semana de 2014 e, considerando as condições adequadas de armazenamento, pode ser considerado novo até 2016.

Descobrindo a Estrutura do Pneu: A Secção Transversal

Os pneus de carro são muito mais complexos do que seus equivalentes de bicicleta. Eles são compostos por diferentes camadas, incluindo a banda de rodagem externa projetada para desempenho ótimo na estrada, e a carcaça interna, que pode ter construções variáveis dependendo do tipo de pneu. A estrutura do pneu também inclui arames de aço para conectar o pneu ao aro e uma camada de borracha para isolação de ar.

A Largura do Pneu e do Aro

Escolher a largura correta do pneu ou o tamanho correspondente do aro pode parecer assustador, mas entender os tamanhos dos pneus pode ajudar. Por exemplo, um pneu marcado como 195/65 R15 91H tem uma largura de 195 mm, e seu diâmetro é de 15 polegadas, correspondendo ao tamanho do aro.

O tamanho do aro também é marcado, com “7J x 17 H2 ET38, 5×112 LK” indicando uma largura total de 7 polegadas. Este aro se ajusta a pneus de 195 a 225 mm de largura, mas idealmente, pneus entre 205 e 215 mm de largura. O “17” é o diâmetro, o que significa que este aro não é adequado para um pneu 195/65 R15 91H.

Você também deve consultar as diretrizes do fabricante do veículo para encontrar os tamanhos permitidos de pneus e aros.

Em suma, entender os números e a etiquetagem dos seus pneus permitirá que você tome decisões informadas ao comprar novos pneus. Com este conhecimento em mãos, você garantirá uma viagem mais segura e suave todas as vezes que pegar a estrada.

FONTE MISTÉRIOS DO MUNDO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade