3 de maio de 2024 04:51

Mais de 25 cidades, através do Codap, cobram melhorias imediatas na BR 040; trecho em Congonhas (MG) provoca engarrafamentos quilométricos todos os dias

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), entidade que congrega mais de 25 municípios da região central de Minas Gerais, através de seu Presidente, o Prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter, enviou ofício ao Diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Guilherme Theo Rodrigues da Rocha, cobrando urgente intervenção de obras emergenciais de alargamentos de faixas do pavimento asfáltico em pontes e viadutos), na rodovia BR 040, mais precisamente, no trecho do município de Congonhas, no km 611+500 – Sobre o Viaduto, Trevo de Acesso Principal à sede do Município), KM 612+200, Viaduto/Trincheira no Bairro Profeta; Km 615+200, Ponte sobre o Rio Maranhão e Km 615+900, viaduto sobre a ferrovia da MRS.

“Essas obras emergenciais de infraestrutura, a serem executadas nos locais citados, são de extrema necessidade e importância para os usuários que trafegam por essa rodovia, tendo em vista os acentuados congestionamentos diários, notadamente nos horários de pico, que ocorrem há tempos, além de contribuírem para os desconfortos, atrasos nas viagens e elevação dos índices de acidentes”, salientou a entidade.

O trecho é alvo de acidentes em potencial, provenientes também do vertiginoso crescimento do número de carretas (transportes de minério), acrescidos visivelmente ao longo do referido trecho, em função também dos planos de expansões das empresas mineradoras que atuam na região.

O Consultor Técnico para Assuntos da BR 040, o Engenheiro Crispim Ribeiro/REPRODUÇÃO

O Codap faz um apelo a ANTT pela duplicação das pontes onde diariamente, sempre nos períodos de pico, há constantes engarrafamentos quilométricos que transformam o trecho em “inferno viário”.

“Diante dos acentuados problemas administrativos ocorridos em relação a viabilidade de execução das obras de infraestrutura para a duplicação da extensão total da rodovia (Brasília a Juiz de Fora), no total de 936,8 km, a partir da publicação do edital ANTT 006/2013, muitos foram os fatores adversos que contribuíram para o atraso e, consequentemente, para a paralização das obras em geral”, reconheceu o Codap

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