27 de abril de 2024 03:15

Estas são as melhores cidades brasileiras para os aposentados

Caso você esteja prestes a se aposentar e está procurando a cidade ideal para aproveitar este momento, precisa conferir esta lista.

É comum observar que muitos aposentados buscam um lugar tranquilo para desfrutar do merecido descanso após anos de trabalho árduo. Essa procura por um ambiente sereno e pacífico é impulsionada por diversos fatores.

De modo geral, a escolha do local pode variar de acordo com as preferências individuais, mas sem dúvidas, há um consenso: muitos procuram tranquilidade depois de tantos anos de trabalho. Fatores como segurança pública, natureza, acessibilidade e qualidade de vida são amplamente considerados. 

Em vista disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, elaborou uma lista de 4 cidades brasileiras consideradas ideal para a vida de um aposentado; confira.

São João Batista 

Com 90 mil habitantes, um ambiente familiar e interiorano, São João Batista, que fica em São Paulo (SP), ocupa um lugar especial nesta lista. A pesquisa destaca que há um bom equilíbrio entre economia fomentada e interior. 

Isso porque a cidade é fronteiriça com Minas Gerais (MG), mas mesmo assim não fica distante dos impactos econômicos do maior centro comercial da América Latina, ou seja, a capital paulista.

Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul (RS), Porto Alegre, pode ser ideal para aposentados que recebem um bom benefício previdenciário, pois o custo de vida lá é mais elevado.

Em contrapartida, a cidade oferece um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Além disso, mesmo que a paisagem natural não seja tão atraente, ainda é possível aproveitar algumas praias e lagos.  

Niterói

Para quem gosta de um lugar tranquilo, mas não abre mão de estar próximo da capital, Niterói é a cidade ideal. Separada da capital do Rio de Janeiro (RJ) pela famosa ponte Rio-Niterói, a cidade oferece uma paisagem com belas praias e uma cultura acessível, em parte devido a Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Conhecida como ‘Nikiti’ por seus habitantes, a cidade é acessível e possui baixos índices de criminalidade. Além da ponte, outro meio de transporte utilizado é a barca que viaja pela Baía de Guanabara, oferecendo um ótimo momento de admiração pela cidade do Rio. 

Florianópolis

A geografia única de Florianópolis é um dos seus maiores atrativos. A cidade está situada em uma ilha, com uma ponte que a conecta ao continente. A ilha é cercada por uma costa repleta de praias de tirar o fôlego, muitas delas ainda preservadas com sua beleza natural. 

Cada praia possui características distintas, agradando a diferentes públicos, desde surfistas até famílias em busca de tranquilidade. Ademais, vários institutos renomados destacam a cidade como uma das mais criativas do país.

Imagem: Reprodução/ shutterstock.com

FONTE SEU CRESITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade