28 de abril de 2024 14:08

10 lugares para viajar em Minas Gerais e se apaixonar!

Minas Gerais é um destino acolhedor, conhecido por ser uma região onde o povo sempre está pronto para oferecer um cafezinho com pão de queijo. Se você também ama esse estado e quer conhecer lugares para viajar em Minas, nesse post te contamos alguns destinos para colocar no seu checklist de viagem. 

Lugares para viajar em Minas 

1- Sabará 

Sabará é uma cidade que faz parte do circuito de cidades históricas de Minas Gerais e por estar perto de Belo Horizonte é um dos excelentes lugares para viajar em Minas Gerais.

Como parte do Ciclo do Ouro, a cidade conta com casarões coloniais, diversas igrejas como a clássica Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Casa da Ópera e museus. 

É uma cidade perfeita para quem gosta de caminhar por ruas desconhecidas explorando pontos turísticos e casarões. Isso tudo, claro, acompanhado da boa comida mineira. 

Você pode aproveitar para fazer uma excursão a Sabará saindo de Belo Horizonte.

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – Sabará

2- Ouro Preto 

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais lindas do nosso Brasil. É uma cidade com ruas de pedras, ladeiras e casas com uma arquitetura colonial impressionante. Além disso, conta com igrejas maravilhosas, muitas delas com seu interior de ouro e com obras de Aleijadinho.

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – Ouro Preto

3- Capitólio

Para quem fala que Minas não tem mar, Capitólio vem para preencher essa lacuna com seu mar de água doce. A cidade é uma paraíso para quem gosta de contato com a natureza e cachoeiras banhadas pelo Lago de Furnas. 

A cidade conta com cânions, passeios de lancha, bares e restaurantes flutuantes. Algumas cachoeiras que você deve conhecer por lá:

  • Cachoeiras da Trilha do Sol
  • Cachoeiras Paraíso Perdido
  • Cachoeiras Pé da Serra
  • Cachoeira da Capivara
  • Cachoeiras do Retiro Viking
10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – Capitólio

4- Tiradentes 

Outro dos lugares para viajar em Minas que tem importância histórica é Tiradentes. A cidade tem ruas de pedra, casas coloniais e coloridas e diversas igrejas. A melhor forma de conhecer a cidade é explorando roteiros a pé desde o Centro Histórico passando por igrejas e restaurantes locais.

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – Tiradentes

5- São João del Rei 

Assim como Tiradentes, São João del Rei foi descoberta por conta das minas de ouro e metais preciosos o que fez com que as cidades fossem muito ricas por algum tempo e bastante procurada por trabalhadores que buscavam por oportunidades nas minas. Para quem gosta de destinos culturais e históricos o ideal é unir as duas cidades entre os lugares para viajar em Minas.

O Museu Ferroviário conta a história da cidade e um passeio bastante comum por lá é o de Maria Fumaça que liga Tiradentes a São João del Rei.

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – São João Del Rei

6- São Tomé das Letras

Você é uma pessoa mística? Se a resposta for positiva, São Tomé das Letras é a cidade perfeita pra você! A cidade fica em uma região montanhosa e está a cerca de 1.440 metros de altitude. Tem diversas lendas e mais de 30 cachoeiras.

Ver o pôr do sol na Pedra da Bruxa ou na Casa da Pirâmide está entre os passeios imperdíveis na cidade. Veja outras dicas sobre o que fazer em São Tomé das Letras.

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – São Tomé das Letras 

7- Diamantina 

A cidade de Diamantina é linda e super bem preservada e também Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. É o ponto de partida da rota Estrada Real, que percorre as cidades históricas, e tem um clima bastante aconchegante, igrejas centenárias, cafés coloniais e centro histórico.

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – Diamantina

8- Araxá 

Araxá é uma cidade do Triângulo Mineiro e que faz parte do Circuito das Águas por ser uma estância hidrotermal. Por estar no Triângulo, a cidade tem temperaturas mais altas e amenas do que no sul do estado, por exemplo.

Por lá os hotéis oferecem ótima estrutura para casais e famílias, com várias comodidades e benefícios – acompanhados sempre de queijos locais. 

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – Araxá

9- Poços de Caldas 

Poços de Caldas é uma cidade no sul de Minas conhecida por ser uma cidade parecida com cenários de novelas de época – por esse motivo, muitas foram gravadas na cidade. É uma cidade com várias praças, cafés e perfeita para dias de descanso. 

Assim como Araxá, é uma cidade com águas termais e no caso de Poços que está em um vulcão, águas sulfurosas. Você pode descansar tomando um banho nas Thermas Antônio Carlos com águas sulfurosas. 

A cidade é bastante conhecida por ser um refúgio dos paulistas, já que está a cerca de 3h de São Paulo e oferece diversas opções de atividades de contato com a natureza. 

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – Poços de Caldas / Foto: Café pra dois 

10- Varginha 

Varginha é uma cidade pequena do Sul de Minas mas conhecida por um motivo bastante peculiar: aparição de ETs. Isso mesmo que você leu! Muitos relatos contam que no dia 20 de janeiro de 1996 três garotas viram um ser diferente de tudo que já haviam visto. Segundo elas, um ser pequeno, com aspecto mole e olhos grandes e vermelhos estava em um terreno na cidade. Outras testemunhas também relataram, em diferentes lugares, terem visto a criatura. Por isso, Varginha tornou- se conhecida por toda parte por ser a cidade visitada pelo ET. 

Se você gosta desse tipo de história, visitar a cidade garante passar pela praça do ET e conhecer de perto onde os supostos seres extraterrestres passaram. 

10 lugares para viajar em Minas e se apaixonar – Varginha

FONTE TURISMO CITY

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade