Em 2014, o sinal de TV analógico começou a ser substituído pelo digital no Brasil. A primeira cidade a receber a novidade foi Rio Verde (GO), selecionada para fazer um “test drive” para o projeto. Entretanto, essa tecnologia começou a ser utilizada na cidade apenas em 2015, um ano depois. Em 2016, algumas capitais também migraram para o digital, como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.
Apesar de o digital ter surgido no Brasil há anos, ainda existem várias regiões em que os habitantes recebem transmissão analógica e utilizam-na em seus televisores.
Uma delas, é o município de João Alfredo, mas não por muito tempo. Localizado no agreste pernambucano, esse município terá o sinal de TV analógico extinto definitivamente. A partir do dia 14 de agosto, os moradores irão receber apenas a opção de formato digital.
Segundo as autoridades competentes, essa mudança visa proporcionar uma qualidade melhor de som e imagem para as pessoas, uma vez que o sinal de TV analógico gera muitos ruídos enquanto transmite programas.
O que é preciso para ter acesso ao sinal digital?
Para que um aparelho de televisão possa suportar a transmissão digital, é necessário:
- que tenha, caso tenha sido fabricada antes de 2010, uma antena externa do tipo UHF/VHF;
- sintonizar os canais via controle remoto, através do menu do televisor.
Após o recebimento do sinal digital, existe a possibilidade da quantidade de canais disponíveis mudar bastante, com tendência a aumentar. Lembrando que aparelhos de TV fabricados depois de 2010 dispensam a necessidade de uma antena externa, já que eles possuem equipamentos de recepção internos.
De acordo com informações divulgadas pelo poder público, mais 64 municípios tiveram a transmissão digital liberada em março de 2023. Esse processo expansionista faz parte de um plano maior que visa ampliar a digitalização da TV aberta no país.
Espera-se que esse plano possa ser concretizado em definitivo até o final deste ano. Assim, a pretensão do governo é que até 1,6 mil localidades não tenham mais acesso ao sinal de TV analógico e comecem a receber somente a sinalização digital. Uma lista contendo os nomes das cidades deve ser logo divulgada no site “Seja Digital”.
FONTE CAPITALIST