28 de abril de 2024 12:35

O segredo sob o capô: saiba como identificar se a quilometragem do seu carro foi mexida

Uma das formas de enganar os compradores de carros usados ou seminovos é alterar a quilometragem exibida pelo hodômetro, que é o dispositivo que registra a distância percorrida pelo veículo. Essa prática, inclusive, é considerada crime e pode causar prejuízos aos consumidores, que podem pagar mais por um carro desgastado.

De acordo com o artigo 66 da Lei n.º 8.078/90, adulterar a quilometragem de um automóvel se enquadra como crime de estelionato, previsto no Artigo nº 171 do Código Penal, de modo que o autor da fraude está sujeito às punições, conforme se encontra no texto legal.

Além disso, quem fizer afirmação falsa ou enganosa ou omitir informação relevante sobre natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços pode receber multa e detenção de três meses até um ano.

Como identificar um hodômetro manipulado

Felizmente, graças aos hodômetro digitais, essa manipulação é cada vez mais complicada. Infelizmente, ainda não é impossível. Por isso, se você pretende comprar um carro usado ou seminovo, é importante conhecer algumas maneiras para verificar a procedência das informações exibidas no painel. Confira algumas dicas.

Cheque o estado de conservação do carro

É importante que o carro esteja conservado de modo a dar credibilidade à informação do hodômetro. Por exemplo, se ele tem muitos riscos, desgaste nos bancos, amassados, pneus carecas e afins, pode ser que tenha rodado mais do que exibe no painel.

Verifique o histórico de manutenção do carro

Se o carro tem um manual ou um caderno de revisões, é possível verificar se a quilometragem registrada nessas ocasiões bate com a atual. Caso exista uma diferença muito grande, é um bom indício de que houve e adulteração do hodômetro.

Observe se o hodômetro funciona corretamente

Caso o acessório do painel esteja com defeito, piscando ou simplesmente parando de funcionar, pode ser que ele tenha sido aberto ou mexido. Também é preciso verificar se os números estão alinhados e se não há marcas de violação no painel.

Faça um test drive e use um GPS

Normalmente, quando um hodômetro é manipulado, ele apresenta dificuldades em funcionar como o esperado. Então, dê uma volta com o carro enquanto deixa um aplicativo de GPS aberto no celular. É claro que diferenças pequenas são normais, mas se a distância dos números for discrepante demais, desconfie.

Capitalist

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade