O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo, mas nem todos os usuários continuação a ter acesso a ele. Isso porque, em breve, os modelos de smartphones mais antigos, que não são mais compatíveis com as atualizações do aplicativo, terão o serviço desativado em seus aparelhos.
Essa prática está longe de ser uma novidade, pois é muito comum tanto em aparelhos Android quanto nos iPhones (iOS). Entretanto, essa informação, que foi compartilhada nas redes sociais, assustou diversos usuários do mensageiro da Meta.
O WhatsApp ainda não confirmou a informação da data para esse acontecimento, que estava sendo divulgada como esta segunda-feira, último dia de julho.
A verdade é que, todos os anos, o WhatsApp promove uma revisão de quais sistemas operacionais continuam compatíveis com o aplicativo. De modo geral, os aparelhos mais antigos, com softwares desatualizados, acabam deixando de rodar o mensageiro da Meta.
O motivo para isso é muito simples: os celulares não conseguem mais rodar as atualizações de segurança e as ferramentas do aplicativo. Por isso, a Meta se vê obrigada a descontinuar o suporte nesses aparelhos. Além disso, a empresa defende que esse procedimento é fundamental para concentrar recursos no suporte de sistemas e celulares mais recentes.
Até o momento, não foram especificados quais aparelhos deixarão de ter acesso ao WhatsApp neste ano. O que sabemos é que os seguintes sistemas operacionais ainda contam com o suporte do mensageiro da Meta:
- Aparelhos com iOS 12 e superior.
- Aparelhos com KaiOS 2.5.0 e superior, incluindo JioPhone e JioPhone 2.
- Aparelhos com sistema operacional Android 4.1 e superior.
Assim sendo, analisando friamente, qualquer aparelho que não se enquadre nessa lista pode ter o acesso ao WhatsApp suspenso ou simplesmente ter ferramentas do aplicativo limitadas. Além disso, a partir do dia 24 de outubro deste ano, apenas versões 5.0 e superiores do Android serão compatíveis com o mensageiro.
FONTE CAPITALIST