28 de abril de 2024 01:57

Beleza e exuberância: os Ipês Amarelos de Congonhas

Se aproximando o fim do inverno, Congonhas recebe em sua paisagem os mais belos ipês amarelos que com suas belas flores coloridas e vibrantes em conjunto com a arquitetura barroca (Figuras 01, 02 e 03), satisfaz os moradores e encanta quem passa pela cidade dos profetas.

A floração do ipê-amarelo varia de acordo com a intensidade da estação e as condições ambientais, como o clima e a região onde se localiza a árvore. Sendo assim, a floração costuma durar de 15 dias a 1 mês, quando suas flores começam a cair.

Na década de 1980, por incentivo do governo da época, começou se por meio da população o plantio dos ipês-amarelos pela cidade de Congonhas, se tornando assim tradição e acarretando posteriormente na lei municipal (3938/20) denominada “Lei Ipês de Congonhas” com a finalidade de estimular a preservação e o reflorestamento das árvores no município.

Estima-se que mais de 100 ipês já foram catalogados por parte da Prefeitura Municipal de Congonhas, fornecendo assim informações por meio de um QR Code sobre eles, como a data em que foram plantadas no local em questão e conscientizando sobre a importância de preservar a espécie tão importante para a beleza do município (Figuras 04, 05 e 06).

Bruno Henrique Tadeu Silva Santos

Graduando em Arquitetura e Urbanismo

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade