27 de abril de 2024 03:02

ACLCL homenageia acadêmicas em sessão de necrológio e abre duas vagas para membros efetivos

A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) promoveu neste sábado (12/08) uma especial sessão de necrológio, um tradicional ato de reflexão e rememoração, dedicado à honra e lembrança dos membros que já partiram. Tal tradição, amplamente reconhecida em diversas instituições culturais, ressalta a importância da contribuição e legado de seus membros à academia e à cultura em geral.

O orador oficial, Acad Wilson Baêta de Assis, em seu discurso primoroso citou sobre as duas Acadêmicas: “legaram-nos suas contribuições literárias, indiscutivelmente contribuindo, enaltecendo e enriquecendo nossa confraria, colocando duas páginas a mais no livro de Atos dos anais da história de nossa academia. Lembrando que todos nós pares, associamo-nos sensibilizados à dor dos familiares das respectivas famílias trazendo nossos corações enternecidos.”

Durante a cerimônia, a Profa. Terezinha Barbosa de Assis emocionou a todos com suas palavras em homenagem a sua prima Nathércia Mendes “Atingiste a perfeição em tudo o que fazias. Tu te fizeste violeta, ao invés de rosa, por opção. Mas, agora, és rainha. Não sofres mais. Alcançastes as esferas divinas a que fizeste jus.”

A Acadêmica Leila Barbosa, por sua vez, relembrou o legado de Nathércia: “Assim Nathércia acolheu o dom da vida: ‘de braços abertos’ e foi forte, corajosa e guerreira. O ser humano em tudo que faz de belo e digno não é senão o instrumento de seu Criador. A Deus, pois, toda honra e toda glória pela existência da acadêmica fundadora, Nathércia Mendes, que ocupou a cadeira 18 da ACLCL, dignificando-a com seu talento e virtudes.”

Ao término da celebração, o Presidente Emérito Carlos Reinaldo de Souza falou sobre a importância da atuação das Acadêmicas Zeni de Barros Lana e Nathércia Mendes Forel Muniz durante o período em que esteve à frente da presidência da entidade, sublinhando a contribuição significativa que ambas trouxeram ao ACLCL.

Em meio à celebração de suas vidas e legados, a ACLCL anunciou a abertura de duas vagas para acadêmicos efetivos, convidando interessados a se juntarem a este respeitado corpo de intelectuais e continuar o trabalho tão bem representado por Zeni e Nathercia. O edital está disponível no site www.aclcl.org.br

Os discursos proferidos durante a sessão, incluindo os das mencionadas personalidades, estão disponíveis para consulta no site oficial da ACLCL, proporcionando a todos a oportunidade de refletir sobre as vidas e as obras dessas notáveis acadêmicas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade