28 de abril de 2024 09:52

O pó da riqueza: Congonhas (MG) fica em meio a “nuvem de poeira” da mineração novamente

Moradores da cidade de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, registram “nuvem de poeira” na tarde deste sábado(19). A maior barragem em área urbana da América Latina está no município. A situação é registrada por quem vive na cidade há anos. Uma preocupação com a saúde dos moradores e um incômodo que virou rotina. A Mina Casa de Pedra, localizada na serra de mesmo nome, pertence à CSN Mineração.

Em nota a empresa declarou que um ciclone com rajadas de vento que podem chegar a 80 km/h está atuando na região. Disse ainda que interrompeu temporariamente as operações nos momentos de maior intensidade dos ventos, de modo a mitigar o impacto da poeira.

A empresa também afirmou em nota que reforça o cuidado com o meio ambiente atuando com um rígido controle da emissão de poeira decorrente, inclusive, dos efeitos sinérgicos relacionados à presença de outras mineradoras na região.

O g1 entrou em contato com o Governo de Minas Gerais, a Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais e com a Agência Nacional Mineração, mas ainda não teve retorno.

Previsão de ventos ainda mais fortes nesta segunda-feira (21) quando novas “nvens de poeira” devem cair sobre a “Cidade dos Profetas com um pico de 20 km/h.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade