27 de abril de 2024 13:46

Salve seu dinheiro! Alerta GERAL para quem tem conta na poupança

Veja, a seguir, informações importantes sobre a poupança, utilizada por muitos brasileiros, e confira se ela ainda vale a pena!

Apesar do rendimento relativamente baixo, a poupança é um investimento popular entre os brasileiros. Segundo dados levantados por Einar Rivero do TradeMap, descontada a inflação, a rentabilidade da poupança chegou a 5,22% nos 12 meses até junho. Assim, a caderneta alcançou seu melhor resultado desde agosto de 2017.

Além disso, a poupança é o investimento de mais fácil manuseio e apresenta baixíssimo risco. No entanto, para melhor aproveitamento dessa caderneta, é preciso entender suas particularidades e seu funcionamento. Veja detalhes importantes sobre a poupança!

Data de aniversário da poupança

Em síntese, a data de aniversário corresponde ao dia do mês em que o depósito foi feito na poupança. Assim, se o depósito foi realizado no dia 20, o repasse do rendimento será feito todo dia 20 de cada mês. Contudo, para depósitos efetuados nos dias 29, 30 e 31, a data de aniversário será no primeiro dia do mês subsequente.

Entretanto, a regra para pessoas jurídicas é diferente, já que o depósito do rendimento é feito a cada três meses. Assim, o crédito acontece na data de aniversário do último mês de trimestre. Portanto, o melhor dia para sacar o saldo da poupança é o dia subsequente ao crédito do rendimento na conta, sendo assim, se a data de aniversário for dia 20, é melhor resgatar o dinheiro no dia 21.

Cofrinho em formato de porco ao lado de várias moedas, uma nota de 100 reais e uma calculadora
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Vale a pena investir

Como dito anteriormente, o ganho real da poupança está acima de 5%, principalmente devido à desaceleração da inflação no país. Ou seja, o ganho real de um investimento é a sua rentabilidade descontada do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA).

No entanto, embora a poupança tenha tido alta na rentabilidade, ela ainda continua abaixo da taxa básica de juros (Selic), que está em 13,25% ao ano. Dessa forma, é possível encontrar opções mais rentáveis e tão seguras quanto a poupança, como LCA ou LCI, que pagam 97% do CDI.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

FONTE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade