Marcas como Maria Gasolina, Cacau Show, Emagrecentro e OdontoCompany têm formatos para quem quer empreender no interior. Confira!
A vida no interior tem ganhado novas características desde o advento do trabalho híbrido e dos negócios online. As redes têm visto ao crescimento das cidades menores como uma oportunidade para expandir seus negócios. Para isso, lançam mão de franquias baratas (microfranquias, redes com investimento inicial de até R$ 135 mil) que facilitam o ingresso de novos empreendedores no mercado.
Segundo um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), dentre as 30 cidades com maior crescimento em número de unidades de franquias em 2022, 12 não eram capitais. O índice médio de alta nesses municípios foi de 21,1% — entre as 18 capitais listadas a taxa foi de 17,6%.
Américo José, sócio-diretor da Cherto Consultoria, alerta para o fato de que uma franquia barata não é sinônimo de sucesso. O empreendedor precisa conhecer a fundo a empresa na qual está investindo seu dinheiro e entender o mercado. “Qual é o hábito do público? Em algumas cidades, as pessoas comem em casa, por exemplo, e não na rua. Do que a cidade vive? O que falta naquela região? Como a franquia vai resolver esse problema?, exemplifica.
De acordo com ele, em algumas regiões, é possível que o franqueado consiga atender a mais de uma cidade, por meio das vendas ou serviços digitais — o que pode ser bom, mas é preciso entender a penetração do público local nas redes sociais e no mundo digital. José dá algumas dicas do que deve ser analisado pelo empreendedor:
- Estude a reputação da franquia que você pretende investir;
- Estude o mercado para o qual você pretende se mudar: quem é o público que mora lá? Qual é o perfil da população? Quais são os principais motores econômicos da cidade? Quais são os hábitos de consumo?
- Entenda o que já tem na cidade e o que ainda falta;
- Faça uma análise financeira do negócio: além do investimento inicial, quais outros custos você terá com franquia?
- Pesquisa qual é o tipo de suporte que a franqueadora dará? Terá treinamento e acompanhamento?
- Pergunte-se se você gosta do ramo, pois em muitos casos, a microfranquia é operada pelo próprio dono.
“São alguns cuidados necessários para não gerar uma frustração muito grande. O que vai resolver o problema são dados, são informações. É preciso casar duas coisas [nessa decisão]: a emoção e a razão”, diz o especialista.
Para quem deseja empreender no interior, confira 16 franquias que estão crescendo fora das capitais:
1. Franquia DryWash
Empresa especializada em serviços de limpeza, conservação e estética automotiva. No formato mais enxuto, que pode ser aberto por Microempreendedor Individual (MEI), o franqueado pode levar o aparato até a casa ou local de trabalho do cliente.
- Ano de fundação / Início da franquia: 1994 / 1998
- Quantidade atual de franquias: 140
- Investimento inicial total: a partir de R$ 4.250 (MEI), e a partir de R$ 50 mil para loja
- Prazo estimado de retorno: de 3 a 6 meses (MEI) e de 12 a 18 meses (loja)
2. Franquia CredFácil
A marca atua no ramo de serviços financeiros e seguros, com foco nas pessoas que necessitam de crédito.
- Quantas unidades tem: 1.020
- Fundação da marca / Início da franquia: 2004 / 2008
- Investimento inicial total: a partir de R$ 19,997 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 6 a 8 meses
3. Franquia The Kids Club
Rede de microfranquias criada na Inglaterra e presente no Brasil há 29 anos, especializada no ensino de inglês para crianças dos 18 meses aos 12 anos. A rede também oferece certificação internacional e intercâmbio na Inglaterra para os alunos.
- Fundação da marca / Início da franquia: 1994 /1994
- Quantas unidades tem: 39
- Investimento inicial total: a partir de R$ 23,5 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 12 a 24 meses
4. Franquia Maria Gasolina
Minimercado autônomo gourmet para condomínios residenciais e empresas, com 100 unidades franqueadas.
- Data de fundação / Início da franquia: 2005 / 2019
- Quantas unidades tem atualmente: 105
- Investimento inicial total: a partir de R$ 35 mil
- Previsão de retorno do investimento: 22 meses
5. Franquia Sonhagro
Especializada em soluções de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.
- Ano de fundação / Início da franquia: 2013 / 2020
- Quantas unidades tem: 53
- Investimento inicial total: a partir de R$ 37.140 no Modelo Agro Room
- Retorno previsto do investimento: entre 6 e 18 meses
6. Franquia Home Angels
Empresa do segmento de cuidadores de idosos. As unidades prestam serviço em assistência física e emocional, com atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias.
- Quantas unidades tem: 170
- Fundação da marca / Início da franquia: 2009 / 2009
- Investimento inicial total: Modelo Light a partir de R$ 40 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 12 meses a 18 meses
7. Franquia Maria Brasileira
Rede de franquias de limpeza residencial e empresarial. Além da higienização, a rede oferece serviços de passadeira, limpeza pós-obra e sanitização.
- Quantas unidades tem: 472
- Fundação da marca / Início da franquia: 2012 / 2013
- Investimento inicial total: a partir de R$ 42.920
- Prazo estimado para o retorno: 14 meses
8. Franquia Minha Quitandinha
Rede de minimercados autônomo. Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a empresa funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras.
- Quantas unidades tem: 200
- Fundação da marca / Início da franquia: 2020 / 2020
- Investimento inicial total: a partir de R$ 42 mil
- Prazo estimado para o retorno: 10 a 18 meses
9. Franquia SPA Express
De origem paraibana, a microfranquia home-based foi criada em 2011 pela empreendedora Luciana Piquet e passou a se expandir pelo franchising em 2014.
- Quantas unidades tem: 54
- Fundação da marca / Início da franquia: 2011 / 2014
- Investimento inicial total: a partir de R$ 46.255
- Prazo estimado para o retorno: 10 a 14 meses
10. Franquia Cacau Show
Empresa especializada na fabricação e venda de chocolates finos, fundada por Alê Costa, com mais de 4 mil pontos de venda no Brasil. A rede trabalha com o formato contêiner, que pode ser aberto em locais como estacionamentos de supermercados, home centers e calçadões.
- Fundação da marca / Início da franquia: 1988 / 2001
- Quantas unidades tem: 4,1 mil (todos os formatos)
- Investimento inicial total: a partir de R$ 64,9 mil (6 metros quadrados)
- Prazo estimado para o retorno: a partir de 7 meses
11. Franquia market4u
Rede de mercados autônomos que opera dentro de condomínios comerciais e residenciais que tenham pelo menos 80 apartamentos. As lojas funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana, sem a necessidade de um atendente.
- Fundação da marca / Início da franquia: 2020 / 2020
- Quantas unidades tem: 2050
- Investimento inicial total: a partir de R$ 75 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 10 a 18 meses
12. Franquia SuperGeeks
Escola de programação e robótica, que usa metodologia criativa de ensino, estimulando a formação de programadores e de criadores de tecnologia. A rede leciona para todas as idades.
- Ano de fundação / Início da franquia: 2014 / 2015
- Quantidade atual de lojas abertas: 50
- Investimento inicial total: a partir de R$ 90 mil
- Retorno previsto do investimento: de 24 a 26 meses
13. Franquia Help Multas
Fundada em 2016, a Help Multas é uma rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH.
- Fundação da marca / Início da franquia: 2017 / 2018
- Quantas unidades tem: 51 unidades em operação
- Investimento inicial total: a partir de R$ 92.900
- Prazo estimado para o retorno: 6 a 12 meses
14. Franquia Espaço Make
Fundada durante pandemia, a franquia é um multimercado de maquiagens, que trabalha com preços médios de R$ 10.
- Ano de fundação / Início da franquia: 2020 / 2020
- Quantas unidades tem atualmente: 30
- Investimento inicial total: a partir de R$ 95 mil
- Previsão de retorno do investimento: 18 a 24 meses
15. Franquia OdontoCompany
Rede de clínicas odontológicas que integra a SMZTO Holding de Franquias. Oferece serviços de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos.
- Fundação da marca / Início da franquia: 1990 / 2010
- Quantas unidades tem: 2 mil
- Investimento inicial total: a partir de R$ 120 mil (modelo de negócio para cidades com até 30 mil habitantes)
- Prazo estimado para o retorno: 16 a 20 meses
16. Franquia Emagrecentro
A rede é focada em emagrecimento, com metodologia própria criada por Edson Ramuth. Atualmente, possui operações por todo o Brasil, além de Estados Unidos e Espanha, com a bandeira Best Shape.
- Fundação da marca / Início da franquia: 1986 / 1994
- Quantas unidades tem: 330
- Investimento inicial total: a partir de R$ 121,5 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 6 a 12 meses
FONTE REVISTA PEGN