28 de abril de 2024 12:34

Lafaiete investe em castração de cães e gatos

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete está ampliando o projeto de controle populacional ético de cães e gatos “Quem Ama Castra”, através de parceria com o Ministério Público e a ONG ALPA para equipar a unidade móvel que funcionará de forma constante na zona rural e bairros da cidade.
A oferta de castração na unidade fixa do município também foi ampliada, e até dezembro deste ano, o município espera atingir o número de 5.000 castrações com expectativa que no próximo ano o setor realize 7.000 castrações. Um aumento de mais de 100% no número de vagas.

O Prefeito Mario Marcus, ressaltou a importância do fortalecimento dessas ações visando uma Vigilância em Saúde mais eficiente, com ações mais ativas e a busca pelo controle e diminuição dos casos de doenças de caráter zoonótico no município.
De acordo com o Gerente de Vigilância Ambiental, o Médico Veterinário Enderson Barreto, “é importante entendermos que a castração não pode ser vista apenas como uma cirurgia, o programa envolve vários fatores, sendo sempre aliada a educação da população. Sabemos dos inúmeros desafios e dos transtornos que cães e gatos em situação de rua podem trazer, mas temos que ter a consciência que o poder público sozinho não consegue resolver todos esses problemas. Até o início do próximo ano planejamos identificar todos os cães e gatos doados e castrados, a fim de identificar possíveis autores de abandono.”

Cronograma da castração itinerante, na zona rural do Município: Rancho Novo – 22 e 23 de agosto, Gagé – 28 e 29 de agosto, Três Barras – 31 de agosto e 01 de setembro, Mato Dentro – 4 e 5 de setembro, São Gonçalo – 11 e 12 de setembro, Buarque – 14 e 15 de setembro, Vargas – 18 e 19 de setembro.
Os moradores destas localidades devem proceder com o agendamento através do seguinte WhatsApp: (31) 99695-5330.
A população do Zona Urbana do Município pode realizar o agendamento através do WhatsApp: (31) 99239-3804.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade