28 de abril de 2024 06:39

“Aleijadinho”: Uma Reflexão

Chamar alguém de “aleijadinho” é extremamente desrespeitoso e ofensivo. Esse termo é pejorativo e discriminatório, pois se refere de forma depreciativa a uma pessoa com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida. É importante tratar todas as pessoas com respeito, empatia e dignidade, independentemente de suas condições físicas ou quaisquer outras características. Usar linguagem depreciativa ou ofensiva pode causar danos emocionais e perpetuar estigmas prejudiciais.

O respeito ao grande mestre do barroco brasileiro, Antônio Francisco Lisboa. Foi um dos mais importantes artistas barrocos do Brasil, conhecido por suas esculturas e trabalhos arquitetônicos na região de Minas Gerais. Nasceu no ano de 1737 em Vila Rica e faleceu em 18 de novembro de 1814. Sua infância e juventude são marcadas por eventos significativos em sua vida.

  1. Origens e Herança Artística: O garoto Antônio nasceu em uma família de artistas. Seu pai, Manuel Francisco Lisboa, era mestre de obras e escultor, e sua mãe, Isabel da Costa Lisboa, também tinha habilidades artísticas. Essa herança artística influenciou profundamente seu futuro.
  2. Formação Artística: Ainda jovem recebeu treinamento em escultura e arquitetura, seguindo os passos de seu pai e de outros mestres locais.
  3. Trabalhos na Região de Minas Gerais: Ao longo de sua carreira trabalhou principalmente na região de Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto e Congonhas do Campo. Ele é mais conhecido por seu trabalho nas igrejas de São Francisco de Assis em Ouro Preto e no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, onde esculpiu os famosos profetas de pedra-sabão.
  4. Contribuição ao Barroco Brasileiro: Antônio Francisco Lisboa desempenhou um papel fundamental na definição e desenvolvimento do estilo barroco no Brasil. Suas esculturas e elementos arquitetônicos são considerados obras-primas deste período artístico.

A vida e obra de Antônio Francisco Lisboa é um testemunho da resiliência e do talento artístico, apesar das dificuldades de saúde que enfrentou. Seu legado é um tributo à riqueza cultural e artística do Brasil durante o período colonial.

Justificando o apelido

Devido às condições físicas, Antônio Francisco Lisboa passou a ser conhecido como “Aleijadinho”, que é uma forma pejorativa de se referir a alguém com deficiências físicas. No entanto, ao longo do tempo, o apelido foi usado para refletir e homenagear sua notável habilidade artística apesar das dificuldades físicas que enfrentaria. Aleijadinho é celebrado por suas esculturas e por sua contribuição para a arquitetura barroca no Brasil colonial, incluindo o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Domingos Teodoro Costa
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas IHGC / IHG-MG.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade