27 de abril de 2024 17:49

Um relíquia na Estrada Real: Capela é restaurada e resgata sua riqueza original

Na quinta-feira (07/09) será reinaugurada a Capela de Nossa Senhora dos Remédios na comunidade do Jequitibá em Catas Altas da Noruega. A centenária edificação estava nos últimos 2 anos em restauração e tem destaque em sua fachada, altar-mor e um anjo em madeira desce do alto da igreja para coroar Nossa Senhora.

A capela tem origem na construção de uma ermida em 1752 pelo Frei Francisco Vieira da Ordem dos Trinitários em honra à Santíssima Trindade e Nossa Senhora dos Remédios.

A atual capela foi consagrada em 1767 e está localizada no alto de um morro anunciada por um cruzeiro de madeira. Á esta capela acorria a população da região, sobretudo por ocasião das grandes epidemias e calamidades.

Em meados do século XVIII a capela do Jequitibá teve como sacerdote o Pe. Bento de Souza Lima, político, possuidor de minas de ouro, fundador da cidade de Santa Margarida e primeiro pároco de cidade de Lamim.

O fundador Frei Francisco Vieira de Jesus Maria pertencia a uma secular ordem religiosa francesa, os Trinitários, criada no século XII, por São João de Mata e São Félix de Valois e que foram os propagadores da devoção a Nossa Senhora dos Remédios. Homem culto e bom pregador, nasceu em Piranga, era irmão de Teresa Ribeiro de Alvarenga, tio e educador do célebre inconfidente Claudio Manoel da Costa.

Os Trinitários

Nominada como Ordem da Santíssima Trindade ou Ordem dos Trinitários tinha o objetivo inicial de resgatar os cristãos cativos no Oriente durante as Cruzadas, no entanto não dispunham de recursos financeiros para isto. Apareceu então Nossa Senhora aos seus fundadores entregando-lhes uma bolsa cheia de dinheiro, prestando-lhes de modo o “remédio” para suprir aquelas necessidades.

Desde então a Virgem Maria ganhou o título de Nossa Senhora dos Remédios. Nos mais diversos locais onde os Trinitários estiveram exerciam as funções de evangelizar, manter igrejas, cuidar dos doentes e pobres.

Festa de Nossa Senhora dos Remédios

No domingo (09/09) a Paróquia São Gonçalo do Amarante celebra a Festa de Nossa Senhora dos Remédios na Comunidade do Jequitibá. A festividade acontece há 270 anos e é uma das mais antigas da região e de Minas Gerais.

A festa começará às 10h com o cortejo do reinado pelas guardas de congado conduzindo os reis, rainhas, príncipes e princesas. Às 11h missa solene no adro da igreja e logo após apresentações culturais e barraquinhas.

Giovane Neiva

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade