27 de abril de 2024 03:08

Projeto “É Agora!” leva espetáculo teatral sobre escolhas profissionais a jovens de Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete

Dilemas da adolescência em torno do futuro profissional são abordados de forma lúdica em espetáculo direcionado a estudantes do ensino médio.


Decidir qual profissão seguir pode ser um desafio para muitos jovens. Ao finalizar os estudos no ensino médio, eles se veem pressionados a tomar uma decisão que pode impactar todo o seu futuro, por isso essa não é uma escolha simples.

É nesse contexto que o projeto “É Agora!” chega neste mês às cidades de Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. O objetivo é abordar, de forma leve e informativa, as questões enfrentadas pelos jovens na hora de escolherem a profissão que pretendem seguir.

O espetáculo acontece em Conselheiro Lafaiete, na Escola Estadual Narciso de Queirós, em três apresentações: dia 13/09, às 19h, e no dia 14/09, às 8h e 10h. Em Ouro Preto, será no dia 15/09, às 8h e às 10h10, na Escola Estadual Afonso de Lemos, no distrito de Cachoeira do Campo. E em Congonhas, o espetáculo será apresentado na Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva, no bairro Pires, no dia 21/09, às 10h.

Por meio da apresentação da peça e da distribuição do livro “Cartilha das Profissões”, os alunos são estimulados a refletirem sobre a decisão de continuar seus estudos no Ensino Superior, ingressar em um Curso Técnico, buscar um emprego ou, até mesmo, empreender.

O espetáculo narra a trajetória de três estudantes que descobrem uma sala escondida na própria escola. Lá, encontram D. Cleide, uma misteriosa secretária. De um jeito peculiar, ela levanta uma série de questões que envolvem o contexto familiar dos personagens, as relações que estabelecem entre si e as pressões que sofrem para decidirem sobre o futuro pós ensino médio. Dessa forma, ela sugere que os estudantes busquem informação, autoconhecimento e recorram a pessoas mais experientes e que possam contribuir para amenizar o peso de tomar uma decisão.

O projeto “É agora!²” é uma realização da Bushido Produções e conta com o patrocínio de J. Mendes, Schattdecor, Geribello Engenharia, Polimix Concreto, Amep, Prodoeste, Arapé Agroindústria e Com Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 203229).

“O Grupo J. Mendes tem a honra de beneficiar a sociedade com o legado de patrocínios em projetos sociais, educacionais, profissionalizantes, assistenciais e esportivos, além de iniciativas voltadas à saúde e bem-estar. Nosso objetivo é promover a qualidade de vida da população através do Incentivo Fiscal”, afirma Marcelo Oliveira, Diretor de Pessoas da J. Mendes.

Após a apresentação, os estudantes receberão o material “É agora! Cartilha das Profissões”, com informações sobre o acesso ao ensino superior, cursos e carreiras, além de opções de empreendedorismo e outros dados valiosos. A peça é gratuita e terá intérprete de Libras e acessibilidade física e de conteúdo.

“O projeto leva arte e cultura às escolas da rede pública, com muita diversão e informação”, afirma o coordenador do projeto, Guilherme Aragão, da Bushido Produções.

Serviço: Espetáculo É Agora!

Conselheiro Lafaiete (MG)                                               

E. E. Narciso de Queirós      

Dia 13/09, às 19h

Dia 14/09, às 8h e às 10h


Ouro Preto (MG)              
                                      

E. E. Padre Afonso de Lemos (Cachoeira do Campo)                

Dia 15/09, às 8h e 10h10

Congonhas (MG)                                                    

E. M. Sr. Odorico Martinho da Silva (Pires)                             

Dia 21/09, às 10h

                       
Informações para imprensa: Hiper Teia Comunicação e Eventos – hiper_teia@yahoo.com

Fotos: Day Luíza /Dalton Yatabe

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade