27 de abril de 2024 09:56

Estado apresenta potenciais de Minas para fábrica de helicópteros com atuação internacional

Em missão na Itália, Governo de Minas busca atrair investimentos da empresa, que conta com faturamento de 14 bilhões de euros e mais de 50 mil trabalhadores

A comitiva do Governo de Minas que cumpre agendas de trabalho em Milão, na Itália, verificou, nesta quinta-feira (7/9), toda a estrutura da fábrica de helicópteros Agusta Leonardo, uma das maiores empresas do setor em nível mundial.

O encontro faz parte das ações de prospecção de investimentos para o estado, com objetivo de gerar emprego e renda de qualidade para a população mineira.

Para João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ecomômico (Sede), a a missão internacional foca não apenas na busca por investimentos, mas também no propósito de discutir ideias que se tornarão parcerias no futuro.

“Em agendas como esta, o objetivo é fechar negócios que a gente já vinha trabalhando e negociando há algum tempo, como também para plantar novas sementes de coisas que vamos continuar discutindo e trabalhando para chegar no final com sucesso. O que significa levar mais empregos e investimentos para Minas “, disse.

Aluísio Eduardo / Imprensa MG


A reunião foi também uma oportunidade de mostrar os potenciais do estado, que tem experiência com empresas do ramo de fabricação e produção de peças para aeronaves.

“Hoje, conhecemos a divisão de helicópteros da Leonardo, que é uma grande empresa com potencial para investir em Minas Gerais. Mas foi também uma oportunidade de mostrar que Minas tem uma expertise para o setor aéreo com centros de manutenção das empresas Gol e Azul; a fábrica de helicópteros Helibras, em Itajubá, no Sul de Minas; o centro de engenharia da Embraer etc.”, enumerou Braga. “A ideia nesta reunião foi justamente mostrar que Minas tem capacidade e condições de continuar as conversas e, quem sabe, no futuro, abrigar operações da Agusta Leonardo em Minas Gerais”, completou.

O gerente de vendas da Leonardo no Brasil, Giuseppe Mignoli, ressaltou, na oportunidade, o potencial de crescimento de Minas.

“Analisando os dados, Minas ainda pode crescer nesse setor de venda e manutenção dos helicópteros. É um estado com um mercado muito promissor. E falamos de aeronaves de resgate e também de uso para público. Acreditamos que, no Brasil, Minas é um dos estados mais promissores e, por isso, vamos estar mais presentes nesse estado”, garantiu Giuseppe.

Também participaram da agenda o governador Romeu Zema, os secretários de Estado Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico) e Marcelo Aro (Casa Civil), além de Giacomo Zampetti, head marketing da Agusta Leonardo.

Agusta em Minas Gerais

Recentemente, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), por meio do Governo de Minas, adquiriu dois helicópteros da empresa, que serão utilizados para operações diversas de salvamento. A aeronave escolhida foi do modelo Koala, que promete potência e versatilidade no uso.

Rafael D’Oliveira / Imprensa MG


“O modelo adquirido atende exatamente ao que Corpo de Bombeiros estava procurando: uma plataforma capaz de ser multifuncional, ou seja, que possa cumprir várias missões, como busca e resgate, combate à incêndio, transporte de pessoas, entre outras. E escolheram o Koala, que oferece a máxima possibilidade de cumprir missões. Uma aeronave é do modelo visual, mais comum, e a outra é instrumental, que consegue dar maior amplitude às missões, já  que também pode voar em condições nas quais a visibilidade está reduzida. Esses helicópteros serão entregues, um neste ano, e outro no ano que vem”, explicou Giuseppe Mignoli.

Agusta Leonardo

A empresa é uma das maiores do setor no mundo, com mais de 4,5 mil helicópteros em operação, atendendo cerca de 1,5 mil clientes de diferentes segmentos. O grupo movimenta anualmente 14 bilhões de euros e tem cerca de 50 mil funcionários distribuídos em unidades por todo o mundo.

No Brasil, são mais de 220 helicópteros, sendo a maioria destinada ao setor privado. Outra parte atende offshores, um dos principais ramos de atuação do grupo. Há, ainda, atuação no mercado governamental.

FONTE AGÊNCIA MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade