27 de abril de 2024 16:58

Meteorologista explica o que provocou “cachoeira de nuvens” em Minas Gerais

Fenômeno foi registrado por diversos usuários nas redes sociais no início da semana

Diversos usuários nas redes sociais compartilharam registros de um grande aglomerado de nuvens na região da Serra do Curral, próxima a Belo Horizonte, no início desta semana.

Popularmente, o fenômeno foi chamado de “cachoeira de nuvens”, devido ao efeito ótico causado. Mas, à CNN, o meteorologista Francisco de Assis explicou que o termo não é técnico.

O consultor climático disse que, na verdade, tratam-se de nuvens de origem orográficas. “É um aglomerado de nuvens de efeito orográfico, nuvens de montanha. Dessa vez foi uma forte ascendência dos ventos que levam umidade e formou esse aglomerado grande de nuvens no topo da montanha.”

O termo “orografia” está associado ao estudo do relevo. Na meteorologia, o conceito é importante, porque o relevo pode influenciar diretamente na circulação de ventos ou incidência de Sol em um local, por exemplo.

No caso do evento registrado nesta semana em Minas Gerias, de acordo com Assis, a intensidade se deu devido à diferença de temperatura entre as massas de ar que circulavam no local.

*Publicado por Renata Souza, da CNN

FONTE CNN

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade