27 de abril de 2024 14:53

Cogumelo assassino: chapéu-da-morte, o fungo que está abalando o mundo

Saiba mais sobre o chapéu-da-morte, o cogumelo fatal desconhecido. Saiba por que é tão perigoso, como se dissemina e como se proteger.

Cuidado com o que você consumir. Esse é o alerta dos especialistas quando o assunto é o chamado chapéu-da-morte, que apesar do seu inofensivo exterior branco esconde um potencial destrutivo.

O cogumelo Amanita phalloides, como é cientificamente conhecido, é responsável por 90% das mortes ocasionadas por ingestão de fungos e tem se espalhado cada vez mais, especialmente na Austrália e América do Norte.

Por mais inofensivo que possa parecer com seu formato peculiar e tonalidade suave, o fungo de 15 centímetros de diâmetro e apelido sombrio esconde um veneno devastador. Em destaque na mídia recentemente, o fungo foi associado a morte de três pessoas na Austrália que teriam consumido o cogumelo mortal.

Por que o chapéu-da-morte é tão perigoso?

O risco está nas amatoxinas presentes no organismo do fungo. Essas substâncias, altamente tóxicas, são capazes de provocar danos severos no fígado e nos rins, uma vez que interrompem o processo de criação de proteínas pelas células, causando morte celular e a falência desses órgãos vitais.

Além disso, o veneno não possui cheiro ou sabor específico, o que torna a detecção por leigos ainda mais difícil.

Como o chapéu-da-morte se dissemina?

Originalmente, o cogumelo mortal era encontrado majoritariamente no Reino Unido e em algumas regiões da Irlanda. Porém, durante o século XX, o fungo se espalhou pelo mundo, chegando à Austrália e América do Norte.

A explicação para essa rápida propagação ainda é um mistério, mas segundo Anne Pringle, micologista da Universidade de Wisconsin-Madison, o fungo se adapta com facilidade a diferentes ambientes, crescendo tanto na fria Suécia quanto no caloroso sul da França.

Segundo a especialista, após sua chegada aos Estados Unidos, o chapéu-da-morte expandiu sua presença geográfica, sendo encontrado também no norte do Canadá. Ainda não se sabe como essa presença pode afetar o meio ambiente ao seu redor, sendo essa uma linha de pesquisa atualmente em aberto.

Como se proteger do chapéu-da-morte?

A primeira e mais efetiva medida de precaução é evitar a coleta de cogumelos sem o auxílio de um especialista. Apesar de muitos cogumelos serem inofensivos e até mesmo comestíveis, identificar corretamente cada espécie requer conhecimento na área.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade